No início da tarde desta quinta-feira (20), um incêndio atingiu o prédio principal da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), localizado no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza. A instituição informou que as chamas já foram controladas, mas algumas pessoas precisaram de atendimento médico após inalar fumaça. Felizmente, não houve vítimas graves.
Segundo a Casa Legislativa, a companhia de Bombeiros local reagiu rapidamente às chamas, evacuando o prédio de forma ágil. O Corpo de Bombeiros enviou outras sete viaturas de combate a fogo e de salvamento ao local. Atualmente, os agentes estão realizando o rescaldo da estrutura, um processo minucioso de resfriamento do ambiente para evitar o reacendimento das chamas.
Equipes especializadas continuam trabalhando para avaliar a extensão dos danos causados pelo incêndio. A Alece informou que as causas do incidente serão investigadas pelos órgãos competentes.
Informações preliminares, ainda não confirmadas oficialmente, indicam que o fogo teria começado em uma cantina dentro da Assembleia. Testemunhas relataram que não estava ocorrendo nenhuma sessão plenária no momento do incêndio.
O vice-presidente da Casa Legislativa, deputado Fernando Santana (PT), que estava no Palácio da Abolição para acompanhar um evento com o presidente Lula (PT), deixou o local imediatamente para acompanhar de perto o combate às chamas. Em entrevista ao Diário do Nordeste, ele afirmou que algumas pessoas inalaram fumaça e passaram mal.
“Ainda tem umas chamas com uma situação grave, mas não sabemos ainda, precisamos entender o que foi que aconteceu. Então tô indo para lá para prestar solidariedade a quem tá precisando, dar todo atendimento e entender o que foi que aconteceu. Muita gente passou mal na hora, até assustada com o episódio. Algumas pessoas que inalaram fumaça, mas até então, controlado.”, declarou Fernando Santana.