Está em andamento no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) o Programa Revelar Talentos – RN, uma iniciativa voltada à formação de atletas de base nas modalidades de Judô, Wrestling e Ginástica Rítmica. Com início em março de 2025, o projeto é fruto de parceria com o Ministério do Esporte, por meio da Secretaria Nacional de Esportes de Alto Desempenho (SNEAD), e conta com a gestão da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern).
Ao todo, 30 jovens atletas, com idades entre 13 e 19 anos, participam de treinamentos sistemáticos conduzidos por profissionais especializados. As atividades acontecem nos campi Natal-Central, Cidade Alta e Zona Leste, além da estrutura da Associação de Ginástica de Natal (Aginat). Como incentivo, os atletas recebem bolsa mensal de R$ 400,00, uniformes, acompanhamento técnico e suporte para participação em competições nacionais.
Entre os destaques da Ginástica Rítmica, estão as alunas do Campus Natal-Central Júlia Moreno de Lima Bessa e Isabella Martins Nobre Anselmo, que integraram a delegação do IFRN na Copa Campestre, realizada em Campina Grande (PB), de 10 a 13 de julho.
Já os atletas do Wrestling participaram do Circuito Nacional Sul e Sudeste da modalidade, entre os dias 18 e 20 de julho, na cidade de Serra (ES). No Judô, os competidores estiveram na III Etapa do Circuito Estadual, realizada em 19 de julho, no município de Parelhas (RN).
Formação e oportunidades
Para o coordenador geral do programa, o professor Renier Cavalcanti Dantas, do Campus Natal-Central, a iniciativa busca promover a excelência esportiva aliada ao desenvolvimento físico, psicológico e social dos atletas. “Nosso objetivo é criar oportunidades reais para a formação de jovens talentos no esporte de rendimento, contribuindo também para a cidadania e o futuro desses estudantes”, afirma.
As competições ocupam papel no processo formativo dos jovens. A participação em eventos esportivos fora da cidade ou estado amplia o repertório técnico e emocional dos atletas. “Essas experiências favorecem o contato com adversários de diferentes estilos, o que enriquece o desempenho esportivo. Além disso, promovem o aprendizado de valores como disciplina, responsabilidade, trabalho em equipe e adaptação a novos contextos”, explica Renier.
Deixe um comentário