Seis pontos de banho da Grande Natal foram classificados como impróprios para banho neste fim de semana, 12 e 13 de julho, segundo o mais recente boletim de balneabilidade divulgado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). A classificação vale até a próxima quinta-feira (17), quando um novo boletim será emitido.
Os trechos com restrição são:
- Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta
- Rio Pirangi (Ponte Nova), em Parnamirim
- Rio Pirangi Pium (Balneário Pium), em Parnamirim
- Escadaria de Mãe Luiza (Areia Preta), em Natal
- Praia do Forte, em Natal
- Redinha (Rio Potengi), em Natal
No total, o Idema analisou 33 pontos de banho em praias, rios e lagoas de quatro municípios da região metropolitana: Natal, Parnamirim, Nísia Floresta e Extremoz.
Como é feita a análise?
A avaliação da qualidade da água é baseada na quantidade de coliformes termotolerantes (fecais) encontrada. Segundo o Idema, a metodologia segue critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Os técnicos utilizam os dados de cinco semanas consecutivas de coletas. Se em duas ou mais amostras for detectada uma quantidade superior a mil coliformes fecais por 100 ml de água, o local é considerado impróprio para banho.
O estudo faz parte do Programa Azul, que é uma parceria entre o Idema, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern). O objetivo é monitorar e divulgar regularmente a qualidade das águas das principais áreas de lazer aquático do estado, garantindo mais segurança à população.
O novo boletim de balneabilidade será divulgado na sexta-feira (18). Até lá, o Idema recomenda que a população evite o banho nos trechos classificados como impróprios.
Deixe um comentário