Nesta segunda-feira (31), o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) realizou uma vistoria no Hospital do Seridó, localizado na cidade de Caicó, para verificar as condições da infraestrutura para a possível instalação de uma Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional. A ação faz parte de um inquérito civil aberto pela 1ª Promotoria de Justiça de Caicó.
Durante a visita, o prefeito Judas Tadeu Alves, o secretário de Saúde Gedson Nogueira Santos e vereadores acompanharam a equipe do MPRN. A Prefeitura de Caicó apresentou uma sala entre a urgência pediátrica e o centro cirúrgico, onde há a intenção de instalar cinco leitos para o cuidado neonatal. O espaço foi adaptado em 2013 para abrigar até 10 leitos de UTI Neonatal, mas permaneceu sem utilidade por cerca de 12 anos, sendo utilizado apenas durante a crise sanitária da Covid-19.
O gestor da saúde municipal informou que o custo mensal para a implantação da unidade seria de R$ 163.430,00 apenas com recursos humanos, além da necessidade de orçamento adicional para insumos e hotelaria. Ele também destacou que pelo menos quatro profissionais da própria região estão qualificados para atuar na área de neonatologia.
Durante a visita o MPRN observou que a estrutura física está apito para receber os cinco leitos iniciais, podendo ser ampliada conforme a demanda.