Neste sábado (14), os três hospitais universitários federais do Rio Grande do Norte — Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab-UFRN) e Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN) — realizarão um mutirão de cirurgias e exames como parte da mobilização nacional “Ebserh em Ação”. O objetivo é reduzir as filas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliar o acesso a procedimentos de saúde para a população.
A ação ocorre simultaneamente em 44 hospitais universitários federais de todo o Brasil, coordenada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Desde outubro, a campanha já vem promovendo mutirões semanais em várias unidades hospitalares, incluindo os três hospitais do RN, que ampliaram suas atividades de forma significativa.
O que será realizado no “Dia E”?
As ações previstas para o “Dia E” nos três hospitais incluem a realização de cirurgias, exames de imagem e procedimentos especializados.
No Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN):
- 30 procedimentos cirúrgicos
- 20 tomografias
- 15 ultrassonografias
- 35 ecocardiogramas
- 10 espirometrias
- 16 cateterismos cardíacos
O gerente de Atenção à Saúde do Huol, João Ferreira de Melo Neto, destacou o esforço adicional que está sendo feito para ampliar o atendimento. “A Oftalmologia vem realizando um esforço, aumentando o quantitativo nos dias úteis ao longo da ação. O Centro Cirúrgico Ambulatorial tem funcionado em horários extras no período da tarde, já que, normalmente, o atendimento não ocorre em todas as tardes”, explicou o gerente.
No Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab-UFRN):
- 80 exames de raio-x
- 80 mamografias
- 20 cirurgias eletivas
A superintendente do Huab, Maria Cláudia Medeiros, ressaltou a importância do trabalho interprofissional e do atendimento humanizado. “Este HU tem se destacado na forma de cuidar, trazendo resolutividade, mas principalmente a humanização e o trabalho interprofissional. A iniciativa da rede Ebserh traz uma perspectiva ampla na resolução das demandas via SUS”, afirmou.
Na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN):
- 12 histeroscopias cirúrgicas da fila do Plano Estadual de Redução de Filas Cirúrgicas
O centro cirúrgico da Maternidade Januário Cicco (MEJC) será destinado à realização de histeroscopias cirúrgicas. A médica Maria da Guia de Medeiros Garcia destacou a importância desse esforço coletivo. “Esse esforço conjunto tem um benefício excelente para a população, que, por vezes, espera anos para realizar um procedimento. A MEJC, conhecedora da extrema dificuldade de ser realizada na rede pública a histeroscopia cirúrgica, e ciente da fila de espera do estado, escolheu a realização desse procedimento no Ebserh em Ação”, explicou a médica.
Balanço do que já foi realizado até agora
Desde o início da campanha “Ebserh em Ação”, os três hospitais universitários do RN já realizaram milhares de procedimentos que contribuem para a redução das filas do SUS.
Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN)
- 20 cirurgias urológicas
- 30 cirurgias oftalmológicas (catarata e pterígio)
- 23 atendimentos de tratamento medicamentoso de retina
- 1.067 cirurgias nos centros cirúrgicos geral e ambulatorial
- 1.517 exames com finalidades diagnósticas
Além disso, o Huol realizou atendimentos oftalmológicos na comunidade quilombola Capoeiras, em Macaíba, diagnosticando casos de retinose pigmentar, uma doença que pode levar à perda de visão.
Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab-UFRN)
- 631 exames de raio-x
- 360 cirurgias eletivas
- 1.145 mamografias
Ao todo, o Huab já contabilizou 2.136 procedimentos realizados durante o “Ebserh em Ação”.
Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN)
- 1.135 ultrassonografias
- 634 mamografias bilaterais
- 245 cirurgias ginecológicas
- 82 ecocardiografias transtorácicas pediátricas
Desde o dia 17 de outubro, a MEJC tem mantido uma média de quatro histeroscopias cirúrgicas por semana, com foco em atender mulheres que aguardam na fila do Plano Estadual de Redução de Filas Cirúrgicas.
A campanha “Ebserh em Ação” é uma mobilização nacional que visa ampliar o acesso a cirurgias, exames e consultas especializadas no Sistema Único de Saúde (SUS). A ação faz parte do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNRF), do Ministério da Saúde.
De acordo com a Ebserh, a ação já vem ocorrendo em 44 hospitais universitários de todo o Brasil desde outubro e se estenderá até o final do ano. A proposta é otimizar o uso dos hospitais universitários para reduzir as filas de espera do SUS, utilizando horários extras e reforçando o atendimento ambulatorial e cirúrgico.
Sobre a Ebserh
O Huol, Huab e a MEJC fazem parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.