Acontece na tarde deste domingo (26) o exame de seleção para ingresso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, uma das datas mais importantes no calendário da educação básica do estado. Quase 25 mil estudantes estão inscritos e devem movimentar mais de vinte cidades. As informações completas do exame podem ser conferidas no edital clicando aqui. Mas nós fizemos um compilado abaixo com os dados mais importantes para você não perder nada e só se preocupar em fazer uma boa prova. Confira!
Quais as vagas?
O Exame de Seleção prevê 3.484 vagas para serem ocupadas no ano de 2024. O IF de São Paulo do Potengi estará ofertando 180 vagas, 80 das quais será disputada pela ampla concorrência e as outras 110 por diferentes tipos de cotas (negros, indígenas, alunos provenientes de escola pública, com deficiência, etc). Nesse campus, o curso mais concorrido é o de Informática para internet, com 5,6 candidatos disputando cada vaga. O curso menos concorrido é o turno vespertino de Edificações, que tem menos de 2 candidatos por vaga.
Juntando todas as unidades do IFRN, o único dos 89 cursos que deve sobrar vaga será o de instrumento musical do IF de Jucurutu, que tem menos candidatos inscritos do que vagas. Já o mais disputado será o curso de Administração do Campus Central-Natal, que tem quase 20 candidatos por vaga!
Local e horário de provas
As provas devem acontecer prioritariamente nas unidades do IFRN. Em alguns casos, pode ocorrer de, pelo número elevado de inscritos, uma ou mais escolas serem destacadas como sede da prova. Confira seu cartão de inscrição!
Importante: em todos os locais de prova, as provas se iniciarão às 13h00. Portanto, para evitar imprevistos, planeje-se para chegar com uma hora de antecedência. Algumas prefeituras ofertaram ônibus para que os estudantes pudessem se deslocar para a prova, como a prefeitura de Elói de Souza, que terá um ônibus saindo da Praça Pública às 11h30. Se você não sabe se sua cidade oferecerá um veículo ou não se inscreveu, procure se dirigir para a rodoviária ou parada de ônibus mais próxima que leve até a unidade onde você fará a prova.
O que é obrigatório levar?
Para ter acesso aos locais de prova o aluno deve levar um documento oficial de identificação. Atenção: não vale cópia, precisa ser o original. Além disso, é importante levar o Cartão de Inscrição porque ele contém informações sobre a sala que o aluno deverá fazer a prova, o que pode poupar dúvidas.
O candidato também deverá levar uma caneta esferográfica transparente, de tinta azul ou preta. Leve mais de uma para não ter risco de a caneta falhar na hora da prova!
Quais os itens proibidos?
Muito importante: o candidato não poderá fazer a prova portando boné, portando arma, dicionário, apostila nem qualquer tipo de livro ou mesmo materiais impressos.
Também não é permitido portar qualquer aparelho eletrônico, como smartphone, tablet, aparelho para surdez, entre outros. Nem mesmo relógio digital é permitido. Se você já está a caminho da prova com um relógio no braço, sem problema; os fiscais darão um saco para que você possa guardar esses itens e lacrar. Mas se você for pego no meio da prova com qualquer material citado acima, estará eliminado automaticamente.
Como é a prova?
O candidato provavelmente já sabe disso, mas é importante que todo mundo conheça o exame: a prova se compõe de 20 questões de Língua Portuguesa e 20 questões de Matemática, além de uma produção textual escrita, ou seja, uma redação. Atenção: não deixe sua redação em branco, pois isso elimina automaticamente! Mesmo que não domine o tema, procure escrever um bom texto dentro do que eles pedem. Quanto às questões objetivas, todas são de múltipla escolha. O tempo de duração da prova será de 4 horas.
E o resultado?
O gabarito deverá ser divulgado ainda hoje, à noite, e o candidato terá dois dias para poder entrar com recurso questionando uma questão que julgue errada. O resultado da prova objetiva será no dia 11 de dezembro, com a lista dos candidatos que terão a redação corrigida. No dia 19 de dezembro, sairá o resultado da redação. Os alunos que considerarem a nota injusta também poderão entrar com recurso nesta fase.
O resultado definitivo do exame de seleção está previsto para o dia 20 de janeiro de 2024.
Mais importante: calma e concentração
O reitor do IFRN, profº José Arnóbio, divulgou vídeo nas redes sociais do Instituto desejando boa sorte a todos os candidatos. “Se mantenham calmos. Vai dar tudo certo”, ele diz. E complementa: “com certeza em 2024, nós esperamos tê-los aqui nos 22 campi do Instituto Federal, para que vocês possam vivenciar o ensino, a pesquisa, a extensão, a cultura, o esporte, a tecnologia em cada um de nossos campi”.
Com essas palavras de estímulo, nós de O Potengi também desejamos boa sorte a essa turma nova! Almoce um pouquinho mais cedo! Não deixe para sair de última hora! Ser estudante do IFRN é algo que já mudou a vida não somente de muitas pessoas, mas também de suas famílias. Aproveite!