Os bombeiros do Rio Grande do Norte estão sendo aclamados como verdadeiros heróis ao enfrentarem uma longa e exaustiva viagem para ajudar nas operações de resgate no Rio Grande do Sul, após os devastadores temporais que atingiram o estado. O estado está enfrentando a pior crise climática de sua história.
Eles seguiram até o Rio Grande do Sul por terra, enfrentando desafios significativos para cumprir sua missão humanitária.
De acordo com o coronel Franklin, subcomandante geral da corporação, ainda não há previsão do retorno da equipe.
“O efetivo que enviamos é altamente capacitado para atuar em diversas frentes de resgate e salvamento. Além disso, dois cães especializados também irão auxiliar as forças de segurança na procura por desaparecidos. Ainda não há data de retorno dos nossos militares.”
Viagem de carro até Pelotas
A equipe do Corpo de Bombeiros Militar do RN – CBMRN partiu do Rio Grande do Norte com destino ao RS, percorrendo uma distância de mais de 4.026 quilômetros. Eles partiram do RN na sexta-feira, 10 de maio, às sete da manhã e chegaram à capital gaúcha na quinta, 16. Durante o trajeto, os bombeiros passaram por várias rodovias importantes, incluindo a BR-101, conhecida por seus altos índices de acidentes e condições desafiadoras.
A viagem poderia ser feita em cerca de seis horas de avião até Florianópolis e em mais seis horas por terra, até o RS.
Rodovias e perigos
As rodovias brasileiras, especialmente em longas distâncias, apresentam perigos consideráveis. A BR-101 e a BR-116, por exemplo, são conhecidas por tráfego intenso de caminhões, além de trechos com pavimentação irregular e curvas perigosas. O desgaste físico e mental de uma viagem tão longa de carro é substancial, especialmente sabendo que estão se dirigindo para uma área afetada por uma tragédia humanitária.
Enquanto os bombeiros do RN enfrentam uma jornada árdua por terra, a governadora Fátima Bezerra participa de encontros na Europa, viajando, claro, confortavelmente.
Missão de resgate
Os bombeiros do RN levaram consigo equipamentos essenciais, como embarcações e equipamentos de salvamento, fundamentais para as operações de resgate em áreas alagadas e de difícil acesso. Eles representam a solidariedade e o compromisso do povo nordestino em ajudar os irmãos gaúchos neste momento crítico.
A bravura demonstrada pelos bombeiros do Rio Grande do Norte inclui ainda deixar suas famílias para cumprir sua missão de salvar vidas e oferecer apoio em tempos de necessidade.
No município de Pelotas, onde os bombeiros irão atuar, o canal São Gonçalo atingiu o nível inédito de 3 metros acima do normal.
A orientação foi para que os moradores de áreas consideradas de alto risco deixem imediatamente suas residências.
O risco máximo foi registrado no dia da chegada dos bombeiros potiguares. O acúmulo de águas resultou em um aumento rápido do volume na Lagoa dos Patos e no canal São Gonçalo.
Embora o nível tenha se estabilizado na sexta-feira (17), permanece cerca de 2,94 metros acima do normal.
Em vídeos enviados pela equipe de bombeiros potiguar, é possível perceber o frio intenso que assola o estado.
Nossa redação parabeniza estes heróis e sabe que sua jornada, que já foi tão cansativa, está apenas começando.
Veja os vídeos: