O Ministério das Comunicações publicou nesta segunda-feira (14) uma portaria oficializando o desligamento do sinal de TV analógica em diversas cidades brasileiras até 30 de dezembro de 2025. No Rio Grande do Norte, dez municípios estão na lista e terão que concluir a migração para o sistema digital ainda este ano. A medida foi publicada no Diário Oficial da União.
As cidades potiguares que terão o sinal analógico desligado são: Açu, Apodi, Caicó, Caraúbas, Itaú, Lagoa Nova, Nova Cruz, Pau dos Ferros, São Miguel e São Paulo do Potengi.
De acordo com a portaria, as emissoras outorgadas, aquelas que receberam autorização do governo para funcionar, que ainda não possuem canal digital definido têm até o dia 30 de setembro para informar oficialmente se desejam continuar transmitindo em tecnologia digital. Caso contrário, poderão ter suas transmissões encerradas com o desligamento da tecnologia analógica.
A ação faz parte do processo de transição nacional para o Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD-T), conforme definido pela Portaria nº 2.992/2027, que estabelece o cronograma de desligamento gradual da TV analógica em todo o país.
A mudança busca garantir uma transmissão com melhor qualidade de imagem e som, além de liberar a faixa de frequência usada pela TV analógica para outras aplicações, como a expansão da internet móvel 5G.
O Ministério das Comunicações orienta que a população das cidades contempladas com o desligamento fique atenta e, se necessário, busque auxílio para adaptar seus televisores, seja por meio de conversores digitais ou substituição de aparelhos antigos.
Deixe um comentário