Google usará energia nuclear em projetos de inteligência artificial nos EUA




por


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ícone de crédito NextEra é uma empresa centenária do ramo da energia




Google usará energia nuclear em projetos de inteligência artificial nos EUA





Ícone de crédito NextEra é uma empresa centenária do ramo da energia


O Google assinou um acordo de 25 anos com a NextEra Energy, uma das maiores empresas de energia dos Estados Unidos, para utilizar eletricidade gerada por uma usina nuclear que será reativada no estado de Iowa. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (27) e representa um passo importante no uso de fontes limpas e estáveis para sustentar o avanço da inteligência artificial (IA).

A NextEra, que completará 100 anos em dezembro próximo, será responsável por reestruturar e reabrir a usina Duane Arnold Energy Center, que funcionou por 45 anos e está fechada desde 2020. A previsão é que a planta volte a operar em 2029. Segundo a empresa, o contrato com o Google viabiliza o investimento estimado em mais de US$ 1,6 bilhão, de acordo com o Financial Times.

“A parceria serve como modelo para os investimentos necessários em todo o país para ampliar a capacidade energética e fornecer energia limpa e confiável, sem comprometer a acessibilidade e com geração de empregos que impulsionarão a economia movida por IA”, afirmou Ruth Porat, presidente e diretora de investimentos da Alphabet e do Google.

O Google também informou que pretende explorar novas oportunidades de geração nuclear em parceria com a NextEra, diante do aumento da demanda por eletricidade causada pela expansão da IA.

Energia nuclear vive “renascimento”

O avanço da inteligência artificial vem ampliando significativamente o consumo de energia dos data centers. A Agência Internacional de Energia (AIE) estima que o gasto global do setor deve dobrar até 2030. Nesse cenário, cresce o interesse por fontes de energia de baixo carbono e fornecimento contínuo.

Segundo o Financial Times, a energia nuclear vive um “renascimento” após um período de declínio que começou com o desastre de Fukushima, em 2011, e o avanço do gás de xisto como alternativa mais barata.

Em 2023, a Microsoft firmou acordo semelhante com a Constellation Energy para reabrir a usina de Three Mile Island, na Pensilvânia. Especialistas, no entanto, alertam que qualquer reativação de plantas nucleares deve seguir rigorosos padrões de segurança e regulação.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *