Após sete anos de ausência, o Brasil terá novamente um representante na Fórmula 1 em 2025. O paulista Gabriel Bortoleto, de 20 anos, foi anunciado nesta quarta-feira (6) como novo piloto da Sauber-Audi, confirmando as especulações que o colocavam como candidato a uma vaga na categoria principal do automobilismo mundial. A confirmação veio logo após o GP de São Paulo, realizado no último domingo (3).
Bortoleto, que atualmente lidera a Fórmula 2 e foi campeão da Fórmula 3 em 2023, ocupará a vaga do finlandês Valtteri Bottas e formará dupla com o alemão Nico Hulkenberg, que deverá deixar a Haas ao final desta temporada. Ele será o primeiro brasileiro no grid desde a aposentadoria de Felipe Massa pela Williams, em 2017.
Em uma coletiva de imprensa realizada nesta quarta, Bortoleto expressou sua animação e destacou os desafios que virão. “Tem bastante trabalho a fazer, tanto do meu lado quanto do lado da equipe. Mas estamos confiantes de que as coisas vão dar certo, que vamos progredir juntos, tanto do lado deles com o carro quanto do meu lado como piloto. Estou bem animado para isso. Vai ser uma jornada incrível”, afirmou.
A chegada de Bortoleto à Fórmula 1 é um marco importante para o automobilismo brasileiro, que tem uma longa tradição na categoria, com nomes históricos como Ayrton Senna, Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi. A expectativa agora é alta, tanto para o piloto quanto para os fãs, que aguardam ver o Brasil novamente competindo entre os maiores pilotos do mundo.
A Sauber-Audi, que terá Bortoleto em seu cockpit, está em fase de reestruturação e aposta na juventude e no talento do brasileiro para iniciar uma nova era na equipe.