Essa é a frase que mais escuto quando chegam na minha clínica, sem dúvida. Mas eu quero te dizer: não serviu e não vai servir! Mas longe de dizer pra você que a fisioterapia não funciona ou foi incompetência do profissional que te atendeu.
Vamos lá, deixa eu contar um pouco da realidade por trás do jaleco de fisioterapeuta: primeiramente, pouquíssimas são as clínicas que fazem a anamnese do paciente antes de iniciar o tratamento. A maioria recolhe a guia encaminhada pelo médico, muitas vezes sem diagnóstico e já o coloca para terapia.
Segundo ponto crítico: aqui na nossa cidade, o profissional de clínica de plano de saúde atende em média 12 pacientes por horário! É isso mesmo, essa continha que você fez aí na sua cabeça não vai fechar. São 12 pessoas para apenas 1 profissional atender em 60 minutos. Mas calma que piora. E você não melhora!
Sabe quanto o fisioterapeuta ganha por paciente? Para agora e chuta aí, vai. Vou esperar…
Tenho certeza que você não acertou. Porque o valor é tão absurdo que dificilmente vai passar na sua cabeça que a gente ganha, em média, apenas R$ 13,00 pelo seu atendimento.
Ai você me pergunta: mas então, Diva, de quem é a culpa da fisioterapia de plano de saúde não funcionar? Não é da Fisioterapia e não é do fisioterapeuta. É de quem? A culpa é do sistema, amigo!
Acho que já posso te chamar assim, né?! Já estamos no nosso segundo encontro…
A culpa é do sistema que seu plano de saúde criou pra dar conta da demanda, que é superior ao número de profissionais contratados para te prestar o serviço! É sobrecarga pra você que paga todo mês com seu dinheirinho suado pra ter um tratamento eficaz, e não tem. É para o profissional que faz milagre dentro de uma sala pequena, lotada, tendo que se virar pra poder te prestar um bom atendimento e ter resultado.
Mas calma, amigo! Não quero com esse texto te desanimar, te deixar ainda mais triste com o caos dos serviços de saúde do nosso país. Quero te deixar ciente, alerta e crítico. Quero que você saiba que a Fisioterapia funciona, sim! Desde que seja individualizada, tratando cada indivíduo como ele é: único. Esta coluna fala hoje de respeito e dignidade com o paciente e com os colegas fisioterapeutas, que também merecem ser reconhecidos por todo esforço que fazem pra suprir essa sobrecarga, se sobrecarregando.
Enquanto a utopia de um país que respeita seus beneficiários – parece até piada que eles os chamem assim, e seus profissionais não acontece, se você puder, busque a fisioterapia com atendimento individualizado. E aí depois você me conta se funciona ou não. Aguardo o feedback de vocês.
Até a próxima quinta-feira!