A qualificação de dados e indicadores sore a indústria potiguar foi tema de debate na reunião de diretoria da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), nesta sexta-feira (4). O encontro contou com a participação da superintendente do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) no RN, Fabiana Fábrega, que apresentou informações sobre a atuação do órgão e dados sobre a economia potiguar.
O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, destaca que a Federação firmará um acordo de cooperação técnica com o IBGE para aprimorar as pesquisas do órgão e o trabalho do Observatório da Indústria Mais RN. “A parceria tem como objetivo qualificar os dados, garantindo mais segurança na análise de indicadores estratégicos para subsidiar a tomada de decisões”, ressalta.

“As empresas querem colaborar com as pesquisas, como também podemos dar feedbacks ao órgão para auxiliar na modernização dos procedimentos de coleta de dados e termos resultados cada vez mais fidedignos”, frisa Serquiz.
Já Fabiana Fábrega afirma que a parceria vai otimizar a atuação do órgão na coleta de dados sobre a economia potiguar. “Ainda temos uma alta taxa de não resposta nas pesquisas empresariais. Então, buscamos parcerias com diversas instituições e órgãos para tentar reverter esse cenário”, aponta.

“O IBGE tem como missão retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento da sua realidade e ao exercício da cidadania, então é fundamental aumentarmos a quantidade de respostas para qualificarmos os dados e indicadores”, acrescenta Fabiana. “O acordo também vai possibilitar que o IBGE repasse esses dados para o Observatório da Indústria”, completa a superintendente do IBGE no estado.
Parceria com municípios
Também foram assinados acordos de cooperação técnica com os municípios de Areia Branca, Ielmo Marinho, Nísia Floresta, São Miguel do Gostoso e Serra do Mel. Os acordos junto aos municípios preveem o desenvolvimento de análises, relatórios estatísticos e documentos técnicos em prol do desenvolvimento e fortalecimento da indústria local. A parceria vai possibilitar o mapeamento de demandas estratégicas do município e articular com as ações do Sistema Indústria.
“Nossa expectativa é criar um ambiente favorável para que os municípios estejam preparados para continuar um trabalho de desenvolvimento após o fim de benefícios tributários, em 2032, como prevê a Reforma Tributária”, explica o presidente da FIERN, Roberto Serquiz. “A partir dessa relação próxima com os prefeitos, vamos identificar os potenciais de cada região para dar musculatura à Política Industrial”, acrescenta.
Assinaram os acordos os prefeitos de Areia Branca, Souza Neto; de Ielmo Marinho, Fernando Damasceno; de Nísia Floresta, Gustavo Santos; de São Miguel do Gostoso, Leonardo Teixeira; e de Serra do Mel, Kênio Azevedo.

Deixe um comentário