A federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB) tem viabilidade para eleger as 3 cadeiras pretendidas. Duas estão garantidas, e uma 3ª é possibilidade alcançável. A agremiação trabalha com um cálculo realista, traçado que não se vê na maioria dos partidos da cidade.
O Partido dos Trabalhadores (PT) já tem representação no Legislativo com Marleide Cunha (PT). Plúvia Oliveira, assessora da deputada estadual Isolda Dantas (PT), é forte candidata para ganhar um assento.
Pelo Partido Verde (PV), Pablo Aires, recém filiado, é outra figura proeminente na federação. Junto com Plúvia e Marleide saem na frente na corrida pelo Legislativo.
O vereador Omar Nogueira, que assinou a ficha do PV na sexta-feira, 05, corre por fora, juntamente com Ana Flávia (PT), Miranda (PT), Ugmar Nogueira (PT) e Gutemberg Dias (PCdoB).
Os planos são aumentar ao máximo possível a representação da esquerda na Câmara Municipal. A prioridade em formar uma lista progressista surtiu efeito, afastou alguns pré-candidatos que almejavam filiação, mas deixou a nominata enxuta, à esquerda, como o petismo pretendia.