Estudante potiguar representará o RN no Programa Jovem Senador

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Ícone de crédito Foto: ASSECOM/SEEC

A cada edição do Programa Jovem Senador, o Rio Grande do Norte reforça seu compromisso com a formação cidadã dos estudantes da rede pública estadual. A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer anunciou os três finalistas estaduais da edição 2025 do certame, sendo a estudante Keylla Adssa Barbosa de Oliveira, da escola estadual Santos Dumont, localizada em Parnamirim, a 1ª colocada e futura Jovem Senadora do estado.

A seleção estadual ainda teve como finalistas as estudantes Hilanna Nogueira Lacerda em terceiro lugar (E.E. Alcides Wanderley, Carnaubais) e Thays de Oliveira Silva, em segundo lugar (E.E. Vicente de Fontes, José da Penha).

Sob orientação do professor Christoffer Carvalho Medeiros, Keylla conquistou o primeiro lugar estadual com uma redação que, segundo os avaliadores, uniu densidade argumentativa, coerência textual e sensibilidade sobre os impactos das mudanças climáticas. Ao lado dos demais jovens selecionados de todo o país, ela participará de uma simulação parlamentar em Brasília, onde terá a oportunidade de propor projetos, debater ideias e compreender, na prática, o papel do Legislativo na construção das políticas públicas.

Keylla agradeceu o apoio recebido e falou sobre suas expectativas. “É uma honra representar o nosso estado no Senado Federal. Estou ansiosa para viver essa experiência única, aprender com os outros jovens e entender melhor o papel da juventude na política. A educação transformou minha vida, e acredito, como disse Nelson Mandela, que ela é a arma mais poderosa para mudar o mundo”, frisou. A estudante ainda agradeceu a sua escola, em especial, ao seu professor orientador. “Ele foi essencial nessa caminhada”, finalizou.

Em 2025, o RN atingiu um marco expressivo: 15.465 estudantes de 155 escolas de Ensino Médio participaram do concurso de redação que seleciona os representantes estaduais para vivenciar, em Brasília, a experiência de ser senador por uma semana.

“O número de estudantes envolvidos este ano mostra a potência da nossa rede e a seriedade com que professores e equipes gestoras encaram a missão de formar sujeitos críticos. Mesmo aqueles que não chegaram à etapa final viveram uma experiência formativa essencial”, celebrou a secretária de Estado da Educação, professora Socorro Batista.

A proposta do programa, promovido pelo Senado Federal desde 2008, é incentivar a reflexão dos estudantes sobre política, democracia e cidadania, além de proporcionar o conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo brasileiro. “O valor deste programa é imenso para a vivência dos nossos estudantes, pois permite que eles experimentem, na prática, o exercício da democracia, da escuta e da mobilização coletiva”, destacou Klevesson Queiroz, coordenador estadual do Programa Jovem Senador no RN.

Neste ano, a temática proposta — “Emergência climática: pense no futuro, aja no presente” — mobilizou comunidades escolares de todas as regiões potiguares e revelou talentos que foram além da escrita, demonstrando consciência social e compromisso com o futuro do planeta.



Estudante potiguar representará o RN no Programa Jovem Senador

Ícone de crédito Foto: ASSECOM/SEEC

A cada edição do Programa Jovem Senador, o Rio Grande do Norte reforça seu compromisso com a formação cidadã dos estudantes da rede pública estadual. A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer anunciou os três finalistas estaduais da edição 2025 do certame, sendo a estudante Keylla Adssa Barbosa de Oliveira, da escola estadual Santos Dumont, localizada em Parnamirim, a 1ª colocada e futura Jovem Senadora do estado.

A seleção estadual ainda teve como finalistas as estudantes Hilanna Nogueira Lacerda em terceiro lugar (E.E. Alcides Wanderley, Carnaubais) e Thays de Oliveira Silva, em segundo lugar (E.E. Vicente de Fontes, José da Penha).

Sob orientação do professor Christoffer Carvalho Medeiros, Keylla conquistou o primeiro lugar estadual com uma redação que, segundo os avaliadores, uniu densidade argumentativa, coerência textual e sensibilidade sobre os impactos das mudanças climáticas. Ao lado dos demais jovens selecionados de todo o país, ela participará de uma simulação parlamentar em Brasília, onde terá a oportunidade de propor projetos, debater ideias e compreender, na prática, o papel do Legislativo na construção das políticas públicas.

Keylla agradeceu o apoio recebido e falou sobre suas expectativas. “É uma honra representar o nosso estado no Senado Federal. Estou ansiosa para viver essa experiência única, aprender com os outros jovens e entender melhor o papel da juventude na política. A educação transformou minha vida, e acredito, como disse Nelson Mandela, que ela é a arma mais poderosa para mudar o mundo”, frisou. A estudante ainda agradeceu a sua escola, em especial, ao seu professor orientador. “Ele foi essencial nessa caminhada”, finalizou.

Em 2025, o RN atingiu um marco expressivo: 15.465 estudantes de 155 escolas de Ensino Médio participaram do concurso de redação que seleciona os representantes estaduais para vivenciar, em Brasília, a experiência de ser senador por uma semana.

“O número de estudantes envolvidos este ano mostra a potência da nossa rede e a seriedade com que professores e equipes gestoras encaram a missão de formar sujeitos críticos. Mesmo aqueles que não chegaram à etapa final viveram uma experiência formativa essencial”, celebrou a secretária de Estado da Educação, professora Socorro Batista.

A proposta do programa, promovido pelo Senado Federal desde 2008, é incentivar a reflexão dos estudantes sobre política, democracia e cidadania, além de proporcionar o conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo brasileiro. “O valor deste programa é imenso para a vivência dos nossos estudantes, pois permite que eles experimentem, na prática, o exercício da democracia, da escuta e da mobilização coletiva”, destacou Klevesson Queiroz, coordenador estadual do Programa Jovem Senador no RN.

Neste ano, a temática proposta — “Emergência climática: pense no futuro, aja no presente” — mobilizou comunidades escolares de todas as regiões potiguares e revelou talentos que foram além da escrita, demonstrando consciência social e compromisso com o futuro do planeta.

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