O Papa Leão XIV conduziu neste domingo (11) sua primeira oração mariana do Regina Caeli como novo Sucessor de Pedro. A celebração foi realizada no balcão central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, diante de milhares de fiéis e peregrinos vindos de diferentes partes do mundo. A cerimônia também marcou o 62º Dia Mundial de Oração pelas Vocações e coincidiu com o Jubileu das Bandas e do Espetáculo Popular, celebrado em Roma.
Durante a meditação sobre o Evangelho do dia, o Pontífice destacou o ensinamento de Jesus sobre a relação próxima com seus discípulos: “Ele conhece as suas ovelhas, e elas escutam a sua voz e O seguem”. Leão XIV também citou São Gregório Magno, ao refletir que as pessoas “correspondem ao amor daquele que as ama”.
Em tom pastoral e afetuoso, o Papa reforçou a necessidade urgente de vocações sacerdotais e religiosas na Igreja. “É importante que os jovens e as jovens encontrem, nas nossas comunidades, acolhimento, escuta e encorajamento no seu caminho vocacional. Que possam contar com modelos críveis de dedicação generosa a Deus e aos irmãos”, afirmou, destacando a responsabilidade coletiva de cultivar esses ambientes de fé e apoio.
Inspirando-se nas palavras do Papa Emérito Francisco, Leão XIV exortou a Igreja a continuar acolhendo e acompanhando a juventude, pedindo que todos sejam pastores “segundo o coração de Deus”, capazes de guiar e cuidar uns dos outros “no amor e na verdade”.
Ao final da reflexão, o Pontífice invocou a proteção da Virgem Maria, “cuja vida inteira foi uma resposta ao chamado do Senhor”, e concluiu com uma mensagem especial por ocasião do Dia das Mães, comemorado neste domingo em muitos países:
“Envio uma saudação carinhosa a todas as mães, com uma oração por elas e por aquelas que já estão no Céu. Feliz Dia das Mães!”
Ainda diante da multidão reunida na Praça São Pedro, o Papa também manifestou sua preocupação com os conflitos armados em curso no mundo e fez um apelo direto pelo fim das guerras.
Deixe um comentário