Mais de 120 lojas dos mais variados segmentos comerciais vão participar, nesta quinta-feira (29), do Dia Livre de Impostos (DLI) em Natal. A campanha, que acontece simultaneamente em várias cidades brasileiras, promete chamar a atenção para a alta carga tributária no país, oferecendo produtos e serviços com descontos equivalentes aos impostos embutidos nos preços. A ação é coordenada localmente pela CDL Jovem Natal e promovida nacionalmente pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Um dos grandes destaques da edição deste ano é o valor da gasolina, onde o litro será comercializado a R$ 3,82 no Posto Amigo, localizado na Avenida Integração, em Candelária. A venda será limitada a 20 litros por carro, o que representa uma economia de até R$ 30 por abastecimento, considerando os preços praticados atualmente nos postos da cidade.
Lojas de segmentos como vestuário, calçados, cosméticos, alimentos, eletrodomésticos, papelarias, óticas, farmácias, suplementos e até clínicas de estética já confirmaram participação. A lista inclui marcas conhecidas como:
- G Trigueiro
- Stalker
- Mahogany
- Miranda Computação
- Magazine Luiza
- Santa Lolla
- Oticalli
- Ótica Diniz
- Ecologica
- Rio Center
- Sport Master
- A Graciosa
- Grand Optical
- USAFLEX
- Romanell
- Açaíteria do Vale
- Bella Vista
- Alecrim Colchões
- Superzon
- Matersol
Além disso, o evento terá adesão de lojas situadas nos principais shoppings da capital, como Midway Mall, Natal Shopping, Praia Shopping, Partage Norte Shopping, e também de comércios localizados nos bairros do Alecrim, Cidade Alta e Zona Norte.
Os estabelecimentos participantes estarão sinalizados com material visual da campanha, facilitando a identificação por parte dos consumidores.
Dia Livre de Impostos
A proposta do Dia Livre de Impostos não se trata de uma isenção oficial. Os tributos serão pagos normalmente pelos lojistas, que, de forma voluntária, assumem o custo da carga tributária para vender seus produtos sem o peso dos impostos, em um ato simbólico de protesto. O objetivo é conscientizar a população sobre o impacto dos tributos no preço final de bens e serviços no Brasil.
De acordo com a CDL Jovem, o consumidor brasileiro trabalha, em média, até meados de maio apenas para pagar impostos, e muitos sequer têm clareza sobre a quantidade de tributos embutidos nos produtos do dia a dia.
“A ideia é provocar o debate público, mostrar na prática o quanto pagamos em impostos e estimular uma discussão mais ampla sobre o uso desses recursos”, destacou a organização local da campanha.
Mais informações sobre os estabelecimentos participantes e detalhes da campanha podem ser acompanhados pelas redes sociais da CDL Jovem Natal.
Deixe um comentário