A capacitação atendeu mulheres que utilizam a motocicleta como ferramenta de trabalho e meio de transporte particular
O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) encerrou as atividades educativas de trânsito do mês de março com o curso de Pilotagem Preventiva voltado às mulheres. A ação ocorreu na sexta-feira (28) e foi coordenada pela Escola Pública de Trânsito do RN (EPT), em parceria com a Potiguar Honda – Zona Norte, a ONG Trânsito Consciente e a Associação de Transporte por Aplicativo de Moto e Bike de Natal e Região Metropolitana (Atamb).
A capacitação atendeu mulheres que utilizam a motocicleta como ferramenta de trabalho nos serviços de transporte de pessoas e entrega de mercadorias, assim como aquelas que fazem uso do veículo para transporte particular. As instruções teóricas e práticas foram conduzidas pelo instrutor Bernardino Marcelino, especialista em condução segura de motocicletas.
“A qualificação voltada às condutoras de veículos de duas rodas é fundamental para a redução dos índices de acidentes, já que, atualmente, a frota registrada no sistema do Detran do Rio Grande do Norte para motocicletas, motonetas e ciclomotores é de 675.235 veículos, correspondendo a mais de 41% de toda a frota veicular do Estado”, destacou o coordenador da EPT/RN, Luiz Felipe.
A capacitação tem como base a instrução e a sensibilização das motociclistas para a aplicação de técnicas de condução segura e preventiva, reduzindo, assim, a ocorrência de acidentes.
Durante as instruções, foram abordados temas como direção defensiva, equipamentos de segurança, noções de mecânica e pilotagem preventiva, além de técnicas para realização de curvas em diferentes situações e dicas de frenagem em diversos tipos de terreno. O objetivo é preparar melhor as motociclistas para que possam evitar acidentes, seja como causadoras ou vítimas, e aprimorar seus conhecimentos sobre itens básicos de segurança do veículo.