Após quase um mês de interdição devido ao desabamento da ponte sobre o Rio Ponta da Serra, o trecho da BR-304 entre Lajes e Caiçara do Rio do Vento está prestes a ter seu desvio liberado. A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou em uma reunião no Ministério dos Transportes, em Brasília, que a previsão é que o desvio seja liberado até o final desta semana.
“Foi importante acelerar essa obra visando o bem-estar das pessoas e a retomada das atividades econômicas na região. Estamos na torcida para que as condições climáticas permitam a conclusão até o dia 10”, destacou Fátima.
O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, afirmou que as chuvas atrasaram os trabalhos, mas não os suspenderam, mantendo a previsão de liberação do tráfego na região até o final da semana.
“Estamos entregando um desvio com qualidade, adequado para o fluxo de veículos pesados, com pavimento asfáltico e sem restrições”, assegurou Fabrício.
Durante a reunião, Fátima reforçou o pedido feito ao Ministro Renan Filho para que até outubro seja lançado o edital de licitação dos dois trechos da duplicação da BR-304, via de acesso vital da capital ao interior do estado. A duplicação está listada como prioridade no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-3) do Rio Grande do Norte.
O projeto executivo está em elaboração pela empresa vencedora da licitação, cobrindo os quase 300 quilômetros divididos em sete trechos rodoviários, com obras previstas para iniciar entre Mossoró-Assú e do entroncamento com a BR-226, em Macaíba, até Riachuelo.
Sobre a federalização da RNT-226 (no leito da BR-226), Fabrício Galvão informou que as obras de adequação ao padrão das rodovias federais já foram licitadas. Em relação às defensas da Ponte Newton Navarro, ele indicou que o projeto foi atualizado e está em andamento em conjunto com o Ministério dos Portos e Aeroportos.
Além disso, na reunião foi discutida uma parceria com o governo federal para a recuperação emergencial de trechos de rodovias estaduais, atualmente utilizados como rotas alternativas devido à interdição da BR-304.