Pela primeira vez em sua história, a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) está lançando um curso de extensão presencial voltado para a formação de pilotos de aviação civil. O edital foi publicado na terça-feira (23), com o período de inscrições aberto de 30 de abril a 31 de maio. Intitulado “Pilotos do Semiárido: Asas para Todos”, o programa é uma parceria com a Associação Nacional de Aviação Civil (ANAC).
O curso de pilotos é inteiramente gratuito, inclusive a taxa de inscrição, e será conduzido em duas fases de seleção. Um dos requisitos estabelecidos no edital é que os candidatos sejam beneficiários do Cadastro Único (CadÚnico), tenham mais de 18 anos e possuam ensino superior completo ou em fase de conclusão.
A abertura deste curso foi anunciada em outubro de 2023. Além da formação principal, está incluído um curso de língua inglesa com ênfase em conversação e preparação para o exame de proficiência linguística da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).
Inicialmente, serão selecionados 200 candidatos, divididos igualmente entre homens e mulheres. Na segunda fase, serão classificados 20 candidatos, 10 de cada sexo. Os outros 80 permanecerão em uma lista de espera válida por 3 meses a partir do início do curso, que será realizado na Ufersa.
O objetivo deste programa é promover a formação integral de pilotos comerciais de avião, através do Programa de Diversidade, Inclusão e Formação da ANAC, conhecido como “Asas para Todos”, em colaboração com a Ufersa. A iniciativa visa fortalecer o ensino aeronáutico e democratizar o acesso à formação de pilotos civis no Brasil.