O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (CREMERN) anunciou que irá solicitar informações à direção do Hospital Walfredo Gurgel acerca de um episódio que ocorreu no final de semana. A ação foi divulgada através de uma nota emitida pelo Conselho, onde foi declarado: “O Cremern considera muito grave o episódio de invasão da UTI por motivação política e irá solicitar informações ao Hospital Walfredo Gurgel sobre a ocorrência descrita nos meios de comunicação”
Conforme informações apuradas pelo representantes de uma das chapas procuraram um médico plantonista no Hospital Walfredo Gurgel. O médico teria informado que não poderia atendê-los naquele momento, levando os representantes a entrarem no hospital para falar com o plantonista.
O incidente está relacionado ao processo eleitoral que irá definir os representantes do Conselho Federal de Medicina no RN. A Eleição CFM 2024, regulamentada pela Resolução CFM nº 2.335/23, será realizada pela internet nos dias 06 e 07 de agosto, das 8h às 20h (horário de Brasília).
Cada estado da Federação e o Distrito Federal deverão eleger um conselheiro federal efetivo e um conselheiro federal suplente para o CFM. Poderão votar os médicos ativos que estiverem com seus dados cadastrais atualizados e em situação regular junto ao seu Conselho Regional, quanto a débitos de qualquer natureza, até 30 de julho de 2024.
O episódio de invasão na UTI do Hospital Walfredo Gurgel gerou grande repercussão, ressaltando a tensão e a competitividade presentes no processo eleitoral do Conselho Federal de Medicina. O CREMERN, ao considerar o episódio como “muito grave”, demonstra a seriedade com que o Conselho está tratando o incidente, visando esclarecer os fatos e manter a integridade e a segurança nas unidades de saúde.