Entre os dias 5 e 9 de junho, o público carioca poderá conferir o espetáculo “Desassossego”, que encerra a ocupação comemorativa de 20 anos da Pequena Companhia de Teatro no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro.
A montagem é uma coprodução com a Companhia A Máscara de Teatro, de Mossoró, e tem encenação de Marcelo Flecha, dramaturgo à frente dos quatro espetáculos apresentados na temporada.
Livremente inspirado no “O Livro do Desassossego”, de Fernando Pessoa, o espetáculo convida o espectador a mergulhar em uma experiência cênica sensorial, provocadora e por vezes cômicas.
Em cena, Luciana Duarte e Jeyzon Leonardo interpretam versões de si mesmos numa espécie de “comédia constrangedora para sorrisos amarelos”. A proposta é desmontar, diante do público, o próprio processo de criação teatral, revelando os impasses, fracassos e contradições da cena — e, por extensão, da própria vida.
Mais do que uma narrativa linear, Desassossego é um manifesto poético e político sobre o ofício do artista, a precariedade da produção cultural no Brasil e a persistência de continuar fazendo teatro apesar dos obstáculos.
O espetáculo foi criado ao longo de 4 anos, incluindo o período da pandemia, e resultou de uma intensa colaboração entre elenco e encenador por meio do conceito de Teatro Polidramático — onde as dramaturgias são construídas no atravessamento entre vivências pessoais e investigação estética.
Estreado em 2023, o trabalho já circulou por festivais no Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte, como o Façaí (Açailândia), o Festival Popular de Teatro de Fortaleza e o Festival Myriam Muniz.
“Desassossego” encerra uma temporada que também apresentou ao público carioca os espetáculos Velhos caem do céu como canivetes, Pai & Filho e Ensaio sobre a Memória, todos inspirados em grandes autores da literatura mundial.






Deixe um comentário