A Comissão Especial da Câmara Municipal de Natal, que investiga o pedido de cassação da vereadora Brisa Bracchi (PT), se reuniu nesta terça-feira (16) para redefinir os prazos da defesa prévia e da manifestação do relator, vereador Daniell Rendall (Republicanos). A comissão, composta também pelos vereadores Samanda Alves (PT) e Tárcio de Eudiane (União), ajustou as datas, considerando que os prazos seriam contados apenas em dias úteis. Assim, o prazo para Brisa apresentar sua defesa, inicialmente previsto para o dia 17, foi estendido até sexta-feira (19).
A expectativa da presidente da comissão, Samanda Alves, é concluir essa primeira etapa até o final de dezembro, dando continuidade ao processo ou não, dependendo do resultado. O relator, Daniell Rendall, afirmou que terá cinco dias corridos para elaborar seu parecer preliminar após a entrega da defesa, que poderá ser apresentado até o dia 24, com possibilidade de prorrogação até o dia 29 devido ao ponto facultativo no Natal.
A grande polêmica gira em torno da acusação de que Brisa Bracchi teria desviado recursos públicos ao utilizar uma emenda parlamentar para financiar um evento de caráter político-partidário. O vereador Matheus Faustino (União), autor da denúncia, afirma que isso configura um claro desvio de finalidade, o que gerou indignação entre os opositores da vereadora. Caso a comissão acate o parecer pela descontinuidade do processo, a decisão será submetida ao plenário da Câmara, o que deverá ocorrer em uma sessão extraordinária, já que a Casa entra em recesso no final do mês.
Esse caso se arrasta em um clima de tensão política, com questionamentos sobre a utilização de emendas parlamentares e a transparência no uso de recursos públicos, o que torna a situação de Brisa cada vez mais insustentável.






Deixe um comentário