Mossoró registrou uma redução de metade de candidatos à Câmara Municipal. No pleito passado foram 476 candidaturas, neste ano a estimativa é que 227 nomes estejam concorrendo ao Legislativo, número baseado nas atas das convenções partidárias. É provável que candidatos desistam, reduzindo ainda mais a quantidade dos que pleiteiam vaga à Câmara.
No quantitativo de siglas, outra diminuição. Em 2020 foram 24 partidos lançando nominatas, neste ano, serão 15.
Foram registradas 85 candidaturas na base do prefeito Allyson Bezerra (UB), na oposição, 120, 59 pela coligação do pré-candidato Lawrence Amorim (PSDB), 55 pela de Genivan Vale (PL), e 6 pelo partido da pré-candidatura Irmã Ceição (PRTB).
No pleito de 2020 os 10 mais votados para o Legislativo amealharam entre 2 e 3 mil votos, a tendência é que este ano o número fique entre os 3 e 4 mil votos. Com a grande redução de candidaturas, é bem possível que os primeiros colocados possam ultrapassar a barreira dos 4 mil votos.
As mudanças na regra eleitoral, com o fim das coligações na proporcional, que vigora desde o pleito de 2020, e as mudanças na quantidade máxima de candidatos permitidos por legenda, e a nova definição para concorrer às sobras eleitorais, foram fundamentais para tamanha diminuição de candidatos à cata ao voto.