CNPq aprova projeto da Ufersa para implantação de laboratórios em escolas







A Ufersa aprovou na Chamada Pública CNPq/MCTI/FNDCT nº 13/2024 – Programa Mais Ciência na Escola o projeto “InovaLab Semiárido: Ciência em Ação nas Escolas”. A proposta apresentada pela universidade está orçada em R$ 1,5 milhão em investimentos que irão viabilizar a implementação de 15 laboratórios em escolas de educação básica do semiárido potiguar.

A partir da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos – ABP, o InovaLab Semiárido promoverá educação científica e tecnológica inovadora, utilizando Clubes de Ciências como estratégia para engajar estudantes e professores em práticas investigativas interdisciplinares nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.

O projeto será implementado de janeiro de 2025 a novembro de 2026 e cada escola terá investimento de 40 mil reais em equipamentos, uma bolsa para docente responsável pelo laboratório e dez bolsas para estudantes, com duração de 12 meses, totalizando, portanto, 150 bolsas para estudantes e 15 para docentes.

A coordenação do projeto explica que, entre os benefícios à escola, destacam-se o desenvolvimento de competências tecnológicas e científicas por meio de práticas ativas e experimentais capacitação de professores para atuar com metodologias inovadoras e ferramentas tecnológicas; engajamento de estudantes em projetos científicos, feiras, mostras e competições, ampliando o letramento científico e digital e ainda o fortalecimento da integração entre a universidade, as escolas e as comunidades locais.

À frente do projeto estão as professoras Midiã Medeiros Monteiro e Jusciane da Costa e Silva, respectivamente coordenadora e vice, e ainda Cristiane de Carvalho Ferreira Lima Moura; Cybelle Barbosa e Lima Vasconcelos; Francisco Carlos Gurgel da Silva Segundo; Hidalyn Theodory Clemente Mattos de Souza; Kesia Kelly Vieira de Castro; Maria Goretti da Silva; Natália Rocha Celedonio; Shirlene Kelly Santos Carmo e Subênia Karine de Medeiros.

Mais Ciência na Escola – O programa Mais Ciência na Escola é uma iniciativa entre os ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação – (MCTI) e da Educação – (MEC), com execução do CNPq, com o objetivo de transformar a educação básica, promovendo um futuro digital e científico inclusivo e inovador para todos os estudantes no âmbito da educação integral.

Escolas inscritas no projeto InovaLab Semiárido

Mossoró – escolas municipais (E.M.) Doutor José Gonçalves, José Benjamim, Rotary e Professor Antônio Fagundes
E.M. Professor Severino Bezerra – Pau dos Ferros
E.M. 13 de Maio – Upanema
E.M. Nelson Borges Montenegro – Ipanguaçu
E.M. Maria Cleofas Moura da Rocha – Pendências
E.M. Tancredo Neves – Umarizal
E.M. Professora Lourdes Mota – Apodi
E.M. Leís Gomes de Oliveira – Serrinha dos Pintos
E.M. Professora Maria Odila – Angicos
Escola Estadual Desembargador Licurgo Nunes – Marcelino Vieira
Escola Estadual Professora Maria Alina Pinheiro – Afonso Bezerra
Escola Estadual Almino Afonso – Martins


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A Ufersa aprovou na Chamada Pública CNPq/MCTI/FNDCT nº 13/2024 – Programa Mais Ciência na Escola o projeto “InovaLab Semiárido: Ciência em Ação nas Escolas”. A proposta apresentada pela universidade está orçada em R$ 1,5 milhão em investimentos que irão viabilizar a implementação de 15 laboratórios em escolas de educação básica do semiárido potiguar.

A partir da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos – ABP, o InovaLab Semiárido promoverá educação científica e tecnológica inovadora, utilizando Clubes de Ciências como estratégia para engajar estudantes e professores em práticas investigativas interdisciplinares nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.

O projeto será implementado de janeiro de 2025 a novembro de 2026 e cada escola terá investimento de 40 mil reais em equipamentos, uma bolsa para docente responsável pelo laboratório e dez bolsas para estudantes, com duração de 12 meses, totalizando, portanto, 150 bolsas para estudantes e 15 para docentes.

A coordenação do projeto explica que, entre os benefícios à escola, destacam-se o desenvolvimento de competências tecnológicas e científicas por meio de práticas ativas e experimentais capacitação de professores para atuar com metodologias inovadoras e ferramentas tecnológicas; engajamento de estudantes em projetos científicos, feiras, mostras e competições, ampliando o letramento científico e digital e ainda o fortalecimento da integração entre a universidade, as escolas e as comunidades locais.

À frente do projeto estão as professoras Midiã Medeiros Monteiro e Jusciane da Costa e Silva, respectivamente coordenadora e vice, e ainda Cristiane de Carvalho Ferreira Lima Moura; Cybelle Barbosa e Lima Vasconcelos; Francisco Carlos Gurgel da Silva Segundo; Hidalyn Theodory Clemente Mattos de Souza; Kesia Kelly Vieira de Castro; Maria Goretti da Silva; Natália Rocha Celedonio; Shirlene Kelly Santos Carmo e Subênia Karine de Medeiros.

Mais Ciência na Escola – O programa Mais Ciência na Escola é uma iniciativa entre os ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação – (MCTI) e da Educação – (MEC), com execução do CNPq, com o objetivo de transformar a educação básica, promovendo um futuro digital e científico inclusivo e inovador para todos os estudantes no âmbito da educação integral.

Escolas inscritas no projeto InovaLab Semiárido

Mossoró – escolas municipais (E.M.) Doutor José Gonçalves, José Benjamim, Rotary e Professor Antônio Fagundes
E.M. Professor Severino Bezerra – Pau dos Ferros
E.M. 13 de Maio – Upanema
E.M. Nelson Borges Montenegro – Ipanguaçu
E.M. Maria Cleofas Moura da Rocha – Pendências
E.M. Tancredo Neves – Umarizal
E.M. Professora Lourdes Mota – Apodi
E.M. Leís Gomes de Oliveira – Serrinha dos Pintos
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