A pesquisa TCM/TS2, veja aqui, é mais a apontar o favoritismo de Carlos Eduardo (PSD) para à prefeitura de Natal. O que explica a vantagem de um político que já foi ex-prefeito por 4 vezes?
A resposta está no panorama eleitoral da mesmice, vamos usar esta expressão para situar bem o cenário político-eleitoral na capital.
O eleitor natalense não quer mudança, nem à esquerda nem à direita. Carlos é garantia de estabilidade, seu jeito de governar já é conhecido, para uma população que não estar a optar por ruptura, a segurança do que se conhece é fundamental guia para o voto.
Outro ponto favorável ao ex-alcaide, é a reprovação dos padrinhos de seus principais concorrentes. O prefeito Álvaro Dias (REP), que apoia Paulinho Freire (UB), e a governadora Fátima Bezerra (PT), que apoia Natália Bonavides (PT), têm seus respectivos governos reprovados pelos natalenses, veja aqui.
Tocando uma campanha criticando o Partido dos Trabalhadores (PT) e a administração de Álvaro, Carlos Eduardo vai surfando na maré de garantia daquilo que já foi feito, o objeto de desejo que o eleitorado de Natal está querendo neste pleito.