A preocupação com a dengue tem movimentado campanhas de conscientização nas prefeituras. O importante é evitar que o mosquito se prolifere e a doença volte a atingir muitas pessoas. A principal forma de combate à dengue é a prevenção. Todo local de água parada deve ser eliminado, pois é lá que o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, coloca os seus ovos.
Os sintomas de dengue, chikungunya ou Zika são semelhantes. Eles incluem febre (com um início abrupto) acompanhada de dor de cabeça, além de dores no corpo e articulações, fraqueza, prostração, dor atrás dos olhos, coceira e erupções na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais. A recomendação sempre é procurar o serviço de saúde mais próximo de sua residência assim que surgirem os primeiros sintomas.
Entre as principais formas de prevenção estão: manter a caixa d’água bem fechada, guardar pneus em locais cobertos, amarrar bem os sacos de lixo, colocar areia nos vasos de plantas, não acumular sucatas e entulhos e esvaziar garrafas PET, potes e vasos.
Nessa época do verão, as prefeituras intensificam suas campanhas de conscientização e suas visitas a residências por meio de seus profissionais. Portanto, é essencial que a população receba bem os agentes de saúde e os de endemias. Esse esforço depende de cada um de nós.