Categoria: Saúde

  • Mossoró terá ponto extra de vacinação contra Covid-19 neste sábado

    Mossoró terá ponto extra de vacinação contra Covid-19 neste sábado

    Neste sábado (21), a Prefeitura de Mossoró colocará em funcionamento um ponto extra de imunização para proteção da Covid-19, conforme grupos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

    No município, a vacinação acontecerá na Unidade Básica de Saúde Maria Soares da Costa, no bairro Alto de São Manoel, das 8h às 16h.

    Atualmente, a vacinação contra a Covid-19 contempla grupos de rotina e especial.

    Confira os públicos:

    • Criança de 6 meses a menores de 5 anos;
    • Gestantes;
    • Idosos, a partir de 60 anos ou mais idade;
    • Pessoas vivendo em instituições de longa permanência;
    • Pessoas imunocomprometidas;
    • Indígenas vivendo em terra indígena;
    • Indígenas vivendo fora da terra indígena;
    • Ribeirinhos;
    • Quilombolas;
    • Puérperas;
    • Trabalhadores da saúde;
    • Pessoas com deficiência permanente;
    • Pessoas com comorbidades;
    • Pessoas privadas de liberdade;
    • Funcionários do sistema de privação de liberdade;
    • Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas;
    • Pessoas em situação de rua.

    A vacinação contra Covid-19 para a população em geral será ofertada, eventualmente, mediante disponibilidade de doses.

    No dia especial de mobilização, a Secretaria Municipal de Saúde também ofertará outros imunizantes para a população, conforme a situação vacinal e faixa etária.

  • RN é o 3º estado a implantar seu Núcleo Estadual de Gestão e Estratégia em Segurança do Paciente (NEGESP)

    RN é o 3º estado a implantar seu Núcleo Estadual de Gestão e Estratégia em Segurança do Paciente (NEGESP)

    A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte é a terceira do Brasil a implantar o seu Núcleo Estadual de Gestão e Estratégia em Segurança do Paciente (NEGESP). A ação é fruto de uma parceria da Sesap com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que esteve no RN em novembro para uma oficina de estruturação do núcleo potiguar.

    A confirmação da criação do NEGESP se deu nesta quinta-feira (19) com a publicação da Portaria nº 3899 no Diário Oficial do Estado.

    O núcleo, que fica vinculado ao Gabinete da Secretária da Sesap, visa auxiliar a tomada de decisões estratégicas em eventos críticos e emergenciais de saúde pública, com um suporte contínuo nas tomadas de decisões referentes às ações estaduais de qualidade e segurança do paciente, além de promover ações para a ampliação e consolidação da segurança do paciente em toda a Rede de Atenção à Saúde.

    A nova estrutura busca mais eficiência na questão da segurança do paciente, como estratégia política e econômica. “Por meio do NEGESP, vamos integrar as áreas para entregar um serviço ainda mais qualificado e seguro para a população potiguar”, destacou a secretária Lyane Ramalho.

  • Inscrições para processo seletivo de residência médica são prorrogadas

    Inscrições para processo seletivo de residência médica são prorrogadas

    A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou no Diário Oficial do Estado deste último sábado (14) a prorrogação das inscrições para preenchimento de vagas no Programa de Residência Médica (PRM) nas áreas de Psiquiatria, Neonatologia e Cirurgia Geral. O novo prazo é até o dia 19 de dezembro.

    O edital unificado prevê doze vagas credenciadas pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação e distribuídas da seguinte forma: três para residência médica em psiquiatria, cinco para residência médica em neonatologia e quatro para residência médica em cirurgia geral.  

    Os programas de pós-graduação lato sensu iniciarão em 1º de março de 2025, em regime de tempo integral e plantões, com carga horária máxima de 60 horas semanais e férias anuais de 30 dias. A bolsa auxílio é de R$4.106,09, conforme Portaria Interministerial Nº 9, de 13 de outubro de 2021.

    As inscrições no processo seletivo podem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do link: https://selecao.saude.rn.gov.br/selecao/.

    A seleção dos candidatos será realizada em duas etapas. Na primeira, de caráter eliminatório e classificatório, será aplicada uma prova objetiva. Já na segunda etapa, de caráter classificatório, será atribuída uma pontuação baseada na análise curricular do candidato.

    O resultado definitivo da seleção será divulgado em 21 de janeiro de 2025 e as matrículas serão feitas no período de 03 a 06 de fevereiro de 2025.

    Confira aqui o Diário Oficial do Estado.

  • Central de Transplantes registra aumento de 56% nos transplantes de córneas

    Central de Transplantes registra aumento de 56% nos transplantes de córneas

    A Central de Transplantes do Rio Grande do Norte, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), comemora resultados expressivos em 2024. Até o dia 30 de novembro, foram realizados 206 transplantes de córneas, o que representa um aumento de 56% em comparação com 2023, quando foram contabilizados 132 transplantes.

    Em 2024, até 30 de novembro, outros 326 novos pacientes foram cadastrados na lista de espera para transplante de córnea, demonstrando a importância deste serviço para a população potiguar, o qual corresponde a 52% de todos os transplantes realizados no estado.

    A Sesap segue empenhada em manter a eficiência do serviço e incentivar a doação de órgãos. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil é o 2º maior transplantador do mundo, atrás apenas dos EUA.

    A rede pública de saúde fornece aos pacientes assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante.

  • Liga de Mossoró promove conscientização dos ‘Cuidados Paliativos’

    Liga de Mossoró promove conscientização dos ‘Cuidados Paliativos’

    A Liga de Mossoró De Estudos e Combate ao Câncer abre nesta quarta-feira (18), às 10h30, a programação do Dezembro Branco, mês dedicado à conscientização dos Cuidados Paliativos.

    De 18 a 31 de dezembro a Liga abordará o tema com colaboradores, pacientes e seus familiares, desmistificando a ideia de que os Cuidados Paliativos são uma sentença. Eles são a boa notícia depois da má notícia de uma doença grave.

    Falta de informação

    Atualmente, é grande a falta de informação sobre os Cuidados Paliativos, muitas vezes os familiares pensam que, ao iniciar os cuidados, o paciente está no fim.

    Na verdade, os Cuidados Paliativos são uma arma fundamental para quem recebe um diagnóstico de doença grave, independente do estágio, oferecendo mais dignidade e qualidade de vida ao paciente, com um único objetivo: a cura.

  • Estoques dos bancos de leite precisam de reforço nas doações para o fim do ano

    Estoques dos bancos de leite precisam de reforço nas doações para o fim do ano

    O período de final de ano é historicamente marcado pela redução no volume de leite doado aos Bancos de Leite Humano do estado, o que compromete o acesso das crianças hospitalizadas a este alimento, considerado o melhor e mais completo a ser oferecido aos bebês.

    Os Bancos de Leite são as unidades responsáveis pela coleta, processamento e distribuição de leite humano aos bebês que se encontram internados nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, e realizam atendimento de orientação e apoio à amamentação à população. O Rio Grande do Norte possui seis bancos de leite nos municípios de Natal, Parnamirim, Caicó e Mossoró e outros quatro postos de coleta de leite humano em Natal, Santa Cruz e Mossoró.

    A Área Técnica da Saúde da Criança e Aleitamento Materno da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) destaca a necessidade de captação de doadoras de leite humano já que a doação de leite é de fundamental importância, principalmente para os recém-nascidos prematuros ou com baixo peso e que não podem ser alimentados diretamente ao seio.

    O leite materno é essencial para a prevenção de infecções respiratórias, alergias e diarreia nos bebês, além de promover um crescimento e desenvolvimento saudável. Um litro de leite doado pode alimentar mais de 10 bebês em um único dia. No ano de 2024 foram coletados no RN, de janeiro a outubro, 4.429 litros de leite humano, beneficiando 4.938 bebês.

    Toda mulher que esteja amamentando, em boas condições de saúde e não esteja fazendo uso de algum medicamento que possa interferir na amamentação é uma potencial doadora. Basta entrar em contato com um dos bancos de leite do estado.

    Bancos de Leite Humano no Rio Grande do Norte:

    • Maternidade Escola Januário Cicco (Natal)- (84) 3342-5800 

    • Hospital Drº José Pedro Bezerra (Natal)- (84) 3232-7728 

    • Hospital Central Coronel Pedro Germano (Natal)- (84) 3232-0941 

    • Hospital Maternidade Divino Amor (Parnamirim)- (84) 3272-4367 

    • Hospital do Seridó (Caicó)- (84) 98192-2300 

    • Hospital Regional Parteira Maria Correia (Mossoró)- 84 3317-3050

    Postos de Coleta de Leite Humano no Rio Grande do Norte:

    • Maternidade Leide Morais (Natal)- (84) 3232-1548 

    • Maternidade Araken Irerê Pinto (Natal)- (84) 3232-8431 

    • Hospital Universitário Ana Bezerra (Santa Cruz)- (84) 4042-1100 

    • Maternidade Almeida Castro (Mossoró)- (84) 3315-1030

  • Parte do teto do setor de endoscopia desaba no Hospital Walfredo Gurgel

    Parte do teto do setor de endoscopia desaba no Hospital Walfredo Gurgel

    Na manhã desta segunda-feira (16), parte do teto da sala de endoscopia do Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, desabou. Segundo fontes da unidade hospitalar, ninguém ficou ferido.

    No período da manhã, a Secretaria da Saúde Pública (Sesap), juntamente com a equipe do hospital, transferiram o setor de endoscopia para um novo espaço, a secretaria informou que nenhum equipamento foi danificado. Funcionários do hospital relataram que problemas no teto do setor já eram visíveis, e que o risco de desabamento iminente já tinha sido comunicado a Sesap.

    Tomógrafos quebrados

    A manhã desta segunda-feira foi de tumulto na maior unidade hospitalar do estado, além da queda de parte do teto, os tomógrafos estão quebrados, o que ocasionou a suspensão da realização de exames.

    Em nota, a Sesap informou que as empresas responsáveis pela manutenção das máquinas já identificaram a necessidade da reposição de peças, que foram solicitadas. A secretaria comunicou que até o conserto dos tomógrafos, os exames serão realizados nos hospitais Giselda Trigueiro, em Natal, e Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim.

  • Últimos exames gratuitos do ano do Sesc Saúde Mulher acontecem em Natal

    Últimos exames gratuitos do ano do Sesc Saúde Mulher acontecem em Natal

    O Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), entidade do Sistema Fecomércio, oferece os últimos exames gratuitos de preventivos e mamografias do ano na Zona Norte de Natal. Estão sendo disponibilizados, até dia 19 de dezembro, exames na unidade móvel Sesc Saúde Mulher dentro da unidade fixa da Zona Norte, próximo ao Partage Norte Shopping.

    Os agendamentos podem ser feitos pelo WhatsApp do Sesc (84 3133-0360) ou de forma presencial no Sesc Zona Norte, enquanto houver vagas, no horário das 08h às 17h. Para agendar, é preciso apresentar cópias de RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. E os atendimentos acontecerão de segunda a sexta-feira, das 09h às 12h e das 13h às 16h.

    Estão previstos 1.850 atendimentos durante o período, sendo 800 exames preventivos (para mulheres de 25 a 64 anos) e 800 mamografias (para mulheres de 50 a 69 anos). No total, aproximadamente 1.050 pessoas serão beneficiadas com ações educativas sobre saúde feminina.

    Entre 2012 e 2023, aproximadamente 88 mil pessoas foram beneficiadas pela unidade móvel Sesc Saúde Mulher no estado. A carreta foi uma iniciativa pioneira do Sesc RN e replicada por todo o país. Apenas em 2024, mais de 6 mil mulheres foram contempladas com exames preventivos e mamografias gratuitas.

    Serviço

    O que: Últimos exames gratuitos do ano do Sesc Saúde Mulher em Natal

    Onde: Sesc Zona Norte (R. Paranduva, 2873 – Potengi, Natal), das 08h às 17h

    Quando: Até 19 de dezembro de 2024

    Agendamentos: Via Whatsapp do Sesc (84) 3133-0360 ou de forma presencial no Sesc Zona Norte, enquanto houver vagas

    Documentação necessária:

    • RG e CPF
    • Cartão SUS
    • Comprovante de residência

    Horários de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 09h às 12h e das 13h às 16h

    Metas de atendimento:

    • 400 mamografias (mulheres de 50 a 69 anos)
    • 400 exames preventivos (mulheres de 25 a 64 anos)
    • 1.050 pessoas beneficiadas com ações educativas sobre saúde feminina
  • Secretaria de Saúde promove Dia D do Dezembro Vermelho com ações de prevenção contra ISTs

    Secretaria de Saúde promove Dia D do Dezembro Vermelho com ações de prevenção contra ISTs

    No próximo dia 14 de dezembro (sábado), a Prefeitura de Pau dos Ferros, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), realizará o Dia D do Dezembro Vermelho, campanha nacional voltada para a prevenção e o combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

    A ação ocorrerá a partir das 8h, no Pólo da Academia (Centro), com diversas atividades voltadas à promoção da saúde e conscientização da população. Entre os serviços oferecidos, estão:

    – Distribuição de insumos e kits de prevenção, como preservativos e informativos;

    – Realização de testes rápidos para diagnóstico de ISTs;

    – Orientações educativas sobre saúde sexual e comportamentos de risco;

    – Ações voltadas à redução de comportamentos de risco.

    A iniciativa faz parte da campanha Dezembro Vermelho, que destaca a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das ISTs, promovendo a conscientização sobre a saúde sexual e a redução de estigmas relacionados ao tema.

    A Secretaria Municipal de Saúde convida toda a população a participar e reforça a importância do engajamento coletivo na luta contra as ISTs.

  • MPRN solicita bloqueio nas contas da Prefeitura de Natal para garantir abastecimento de medicamentos na rede de saúde

    MPRN solicita bloqueio nas contas da Prefeitura de Natal para garantir abastecimento de medicamentos na rede de saúde

    O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) pediu à Justiça potiguar o bloqueio imediato de R$ 3.792.330,28 (três milhões e setecentos e noventa e dois mil e trezentos e trinta reais e vinte e oito centavos) na conta do Tesouro Municipal de Natal para garantir o cumprimento de uma sentença judicial que impõe a obrigação do município de manter sua rede de saúde abastecida com medicamentos essenciais.

    O montante bloqueado será usado para o pagamento das 2ª e 3ª parcelas do contrato com a empresa Nippon Medical Importação e Exportação Ltda, que possui contrato de fornecimento de medicamentos desde maio de 2024, mas, de regra, vem fornecendo uma menor quantidade de insumos por falta de pagamento regular.

    O pedido foi feito junto à 4ª vara da Fazenda Pública de Natal, embasado em vários relatórios de visitas às unidades de saúde, entre elas, o HOSPESC, Maternidade Areken Pinto, e as UPAS Potengi e Esperança, promovidas pelo Conselho Regional de Farmácia, que revelaram uma situação gravíssima de falta de insumos e medicamentos básicos nesses serviços essenciais, causando prejuízos a um número muito grande de usuários natalenses do SUS.

    Além do pedido de bloqueio de recursos públicos, o MPRN requereu a realização de uma audiência judicial no início do próximo ano visando manter o acompanhamento das obrigações impostas pelo processo judicial ao município de Natal, especialmente para se garantir abastecimento de novas remessas de medicamentos e insumos.

    O caso refere-se ao cumprimento de uma sentença de 2016, que obriga o Município de Natal a garantir o abastecimento contínuo de medicamentos essenciais à saúde pública. Na manifestação de 2024, o MPRN destacou a demora do ente municipal em cumprir as obrigações da sentença, já que a decisão foi proferida há mais de oito anos.

  • Especialização em Saúde da Família oferece mais de 1.200 vagas para todo o país

    Especialização em Saúde da Família oferece mais de 1.200 vagas para todo o país

    Os profissionais de nível superior que atuam vinculados a Unidades de Saúde, onde estão lotados médicos dos programas de provisão do Ministério da Saúde, como o Mais Médicos, podem se inscrever, até o dia 15 de dezembro de 2024, no processo seletivo para concorrer a uma das 1.222 vagas do Curso de Especialização em Saúde da Família. A iniciativa faz parte do Programa de Formação Permanente em Saúde da Família (PEPSUS), ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e do Projeto Formação humana em saúde com tecnologia e ao longo da vida: um olhar para os objetivos de desenvolvimento sustentável no SUS, executado pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) em parceria com o Ministério da Saúde.

    Do total de vagas disponibilizadas, vinte são destinadas aos profissionais que participam do processo ensino-serviço-comunidade nos componentes ofertados pelo Departamento de Saúde Coletiva (DSC/UFRN). O curso será ministrado na modalidade de Educação a Distância (EaD), com carga horária de 360 horas. Para fins de certificação, contará com tarefas realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS) e com o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).  A proposta pedagógica da especialização sustenta-se em uma base clínica e de saúde coletiva. são abordados temas como promoção da saúde e vigilância à saúde, atenção à demanda espontânea e programada, educação em saúde, gestão do cuidado e controle social, planejamento, monitoramento e avaliação com foco nos indicadores do Sistema Único de Saúde (SUS).

    Segundo o professor do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN, José Adailton da Silva, que coordena o Curso de Especialização em Saúde da Família, a ação formativa “tem por objetivo favorecer a consolidação e o aprimoramento da Atenção Primária à Saúde (APS) como orientadora do modelo de atenção à saúde, por meio da qualificação dos profissionais na Estratégia de Saúde da Família com base na clínica e na saúde coletiva”. Ainda de acordo com José Adailton, essa “é uma iniciativa que valoriza a atuação das equipes de saúde da família, especialmente a participação dos profissionais que não receberam ofertas de especialização nos últimos anos”.

    Inscrições                                                                                                                                        

    Para se inscrever, os interessados devem acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa/UFRN). Para chegar até a página em que está cadastrado o processo seletivo e efetuar a inscrição, é necessário possuir conta no aplicativo GOV.BR. Acesse o Edital do processo para mais informações.

  • Referência em Alta Complexidade: O papel do Huol no Sistema Único de Saúde

    Referência em Alta Complexidade: O papel do Huol no Sistema Único de Saúde

    Nunca é fácil passar por problemas de saúde, principalmente quando é uma situação complexa, sendo necessário um tratamento adequado para sanar a situação. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), no Rio Grande do Norte, têm à sua disposição um equipamento de saúde referência em serviços de alta complexidade, o Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN), que é administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

    Para a superintendente do Huol-UFRN, Eliane Pereira da Silva, essa unidade hospitalar tem se destacado no atendimento de alta complexidade, por ser um hospital universitário, e, portanto, comprometido com a formação de alunos de graduação e residência médica, que incorpora conhecimento e novas tecnologias, fazendo com que os casos mais difíceis sejam encaminhados para lá.

    Ela esclareceu que o hospital tem buscado integrar as novas tecnologias com a qualidade da assistência e segurança do paciente, e cada vez mais, trabalhar em parceria com as secretarias municipal e estadual, trazendo mais transparência na regulação e melhorando o acesso aos usuários do SUS. “O hospital atende muitas especialidades médicas, algumas delas, muito estratégicas para a rede de atenção à saúde, a exemplo da linha de cuidado do infarto agudo do miocárdio”, disse a superintendente.

    Para Eliane, ainda são necessárias mais melhorias, principalmente no investimento de novos equipamentos, substituindo os que ficaram obsoletos. Porém, segundo ela, a gestão do hospital tem se empenhado na busca de recursos para essa renovação tecnológica, visando garantir e ampliar o acesso a alguns procedimentos tão necessários para a população.

    “Esse é um grande desafio, bem como, a estruturação dos processos internos para cada vez mais, termos aproveitamento dos recursos com eficiência, reduzir o tempo de preparo cirúrgico, aumentar o giro de leitos, reduzir as infecções e eventos adversos que são metas buscadas diariamente com ações constantes de capacitação e conscientização, sem esquecer da valorização dos nossos profissionais que tanto se empenham em cuidar e salvar vidas”, destacou Eliane Pereira.

    Referência para casos complexos

    “Depois do Huol, o mar! Essa singela constatação, que tantas vezes ouvi do professor e ex-superintendente do Huol, Stenio Gomes, demonstra a grandiosidade e importância do nosso Hospital Universitário”, destacou o chefe da Divisão Médica do Hospital, Igor Marreiros Pereira Pinto.

    Conforme o médico, o hospital recolhe os casos que a rede assistencial não conseguiu resolver com braços fortes, mas insuficientes para todos os que precisam.“É um inferno para entrar, mas o céu para quem está lá dentro”, frisou o médico, referindo-se ao que dizem os pacientes que chegam à instituição. “Não imaginam que nós, que vivenciamos o Huol-UFRN todos os dias, sonhamos em ser apenas céu para todos eles”, completou Igor Pinto.

    O Huol é referência no SUS, nas 67 especialidades e áreas de atuação médica em que oferta atendimentos, algumas das quais, somente disponíveis nessa unidade hospitalar. “Nas áreas em que participamos da rede de saúde, somos, geralmente, o serviço que consegue abarcar os casos que precisam de múltiplas expertises. Além de nosso parque tecnológico e infraestrutura de ponta, são as pessoas que aqui trabalham que fazem a grande diferença”, frisou Igor Pinto.

    Para o médico, o Huol não é um dos maiores hospitais em termos de quantidade de atendimentos, até pela sua limitação estrutural, mas, conforme ele: “a rede espera e confia, que no Onofre Lopes, seja resolvido o que não foi possível nos serviços de maior volume, especialmente na oncologia e na cardiologia cirúrgica, mas também em parte, nos transplantes renais e na cirurgia bariátrica”. 

    Dessa forma, de acordo com o médico, o Huol tem um papel fundamental, que é de, ao mesmo tempo em que forma os profissionais da saúde que irão abastecer a rede assistencial, especialmente na área médica, com os mais de 30 programas de residência ativos, provê atendimento em casos difíceis e pacientes complexos, geralmente com múltiplas doenças associadas ou evolução atípica”, enfatizou o chefe da Divisão Médica.

    Histórias de pacientes

    O chefe da Divisão Médica, Igor Pinto, apontou como um dos casos de sucesso do Huol, o da paciente Arlene Barbosa, de 31 anos. Ela perdeu quase todo o intestino por causa de uma infecção. Foi operada em outro hospital, mas desenvolveu insuficiência intestinal, além de outros problemas. “A paciente então veio para o Huol e conseguimos recuperar a sua função intestinal. Ela ficou um tempo fazendo nutrição parenteral intermitente e hoje está apenas em acompanhamento”.

    A paciente falou sobre seu atendimento no Huol: “Simplesmente impecável o tratamento comigo! Para mim, o Onofre Lopes é importante para a população do Rio Grande do Norte pela assistência de qualidade que oferece. Foi especial para mim. Passei sete meses lá e fui muito bem tratada pela equipe de enfermagem e toda equipe médica. Foi fundamental o excelente atendimento aos profissionais e todo o apoio que recebi lá”.

    Wirley Gutemberg da Silva Santana, 31 anos, também foi um dos pacientes atendidos no Huol. Ele passou por cirurgia bariátrica e conseguiu eliminar quase 200kg. Ele falou da sua história com o Onofre Lopes: “Comecei pelo grupo de tratamento para obesidade da cidade de Parnamirim e assim fui encaminhado para o Huol, onde lá iniciei os trâmites para a cirurgia. Já tinha sido atendido no hospital quando morava em Natal, mas não dei continuidade ao tratamento. Então tive que começar tudo novamente”, explicou.

    O paciente falou sobre o impacto da cirurgia na sua vida: “Só me trouxe benefícios! Minha expectativa era uma, mas posso dizer, sem medo de errar, que foi muito além do que eu esperava. O resultado da cirurgia bariátrica me surpreendeu totalmente”. Ele afirmou que, antes da cirurgia, estava totalmente limitado e hoje é uma nova pessoa. “Consigo trabalhar, ter mobilidade e uma vida normal como qualquer outra pessoa que tem saúde”, comentou.

    Wirley frisou que é fundamental para o sucesso de uma cirurgia como essa, primeiramente, o comprometimento do paciente com o processo que está sendo proposto para ele, depois, sem dúvidas, a capacitação da equipe do hospital, que faz total diferença. “Uma equipe muito preparada. São anjos de Deus na Terra, que realmente foram escolhidos para cuidar e salvar vidas”, finalizou.

    Sobre a Ebserh

    O Huol-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

  • Faculdade de Enfermagem promove mutirão para colocação de DIU

    Faculdade de Enfermagem promove mutirão para colocação de DIU

    A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), através da Faculdade de Enfermagem (Faen), em parceria com o Hospital da Mulher Parteira Maria Correia está realizando um mutirão para a colocação de Dispositivo Intrauterino (DIU). A iniciativa segue até o dia 19 de dezembro.

    De acordo com a enfermeira da Uern, técnica-administrativa Hosana Mirelle, serão realizados 10 procedimentos por dia.

    As pessoas interessadas em participar do mutirão devem ir até a Faen (Rua Desembargador Dionísio Filgueira, 383, Centro, Mossoró) ou entrar em contato pelo telefone (84) 3315-2154 (também é WhatsApp) para manifestar interesse em receber o método contraceptivo.

    “O DIU é um pequeno dispositivo em forma de ‘T’ inserido no útero para prevenir a gravidez. A decisão de disponibilizar a colocação de DIU de forma gratuita é uma resposta às necessidades e demandas sociais, reafirmando o papel da Universidade na prestação de serviços à população”, explicou Hosana Mirelle.

    Vale salientar que a Faculdade de Ciências da Saúde (Facs) da Uern realiza o serviço há mais de cinco anos. Por lá, o agendamento é feito nas sextas-feiras, na secretaria do Ambulatório. É necessário levar o RG, o cartão do SUS e o comprovante de residência para passar pela triagem e agendar o procedimento.

  • MPRN recomenda adoção de providências para garantir funcionamento da UTI do hospital Tarcísio Maia

    MPRN recomenda adoção de providências para garantir funcionamento da UTI do hospital Tarcísio Maia

    O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou ao Governo do Estado que garanta o funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Tarcísio de Vasconcelos Maia, localizado em Mossoró. A recomendação surge Para que se evite a paralisação dos atendimentos médicos da UTI devido ao atraso nos repasses financeiros por parte da gestão do RN. Há pendências desde o mês de julho.

    Na recomendação, elaborada pela 1ª Promotoria de Justiça de Mossoró, é cobrada a adoção de medidas legais e administrativas imediatas para assegurar a continuidade dos serviços médicos essenciais no hospital.

    A unidade de saúde atende a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de diversas regiões do estado, incluindo as 2ª, 6ª e 8ª Regionais de Saúde. O Tarcísio de Vasconcelos Maia é considerado o maior prestador de serviços do SUS na Mesorregião Oeste, sendo referência para atendimentos de urgência, emergência clínica e politrauma.

  • Varizes no verão? Dra. Ilana Barros apresenta tratamentos rápidos e eficazes para cuidar das pernas antes da estação

    Varizes no verão? Dra. Ilana Barros apresenta tratamentos rápidos e eficazes para cuidar das pernas antes da estação

    Com Técnicas minimamente invasivas, como o laser transdérmico e escleroterapia com espuma, Dra Ilana Barros mostra que é possível se livrar das varizes sem complicações

    Com a chegada do verão, muitas pessoas começam a buscar soluções para melhorar a saúde das pernas, especialmente aqueles que sofrem com varizes. O tratamento eficaz e rápido para essas condições tem ganhado destaque nas clínicas especializadas, e a Dra. Ilana Barros, especialista em saúde vascular, apresenta soluções inovadoras para quem deseja tratar as varizes antes da estação mais quente do ano.

    De acordo com dados do Ministério da Saúde, quase 46 mil mulheres foram internadas por varizes em 2022, e a condição afeta predominantemente o sexo feminino, representando 76% dos casos. Diante disso, a Dra. Ilana ressalta a importância de um acompanhamento especializado para tratar tanto os aspectos estéticos quanto as complicações de saúde associadas às varizes.

    A Dra. Ilana Barros destaca dois tratamentos minimamente invasivos como as melhores opções para quem busca resultados rápidos e eficazes: o laser transdérmico e a escleroterapia com espuma. Ambas as técnicas são realizadas em consultório, sem necessidade de internação ou cirurgia, com recuperação rápida e mínima dor. A utilização de realidade aumentada durante os procedimentos aumenta a precisão, garantindo um tratamento mais eficaz e seguro.

    Esses métodos permitem que os pacientes retomem suas atividades diárias rapidamente, com menos desconforto e sem longos períodos de recuperação. Além disso, é importante o acompanhamento contínuo, que inclui orientações sobre o uso de meias de compressão e a prática regular de atividades físicas para otimizar os resultados e prevenir novas varizes”, afirma a especialista.

    Com uma abordagem humanizada e moderna, Dra. Ilana oferece um atendimento personalizado, focado não apenas no tratamento das varizes, mas também na melhoria da qualidade de vida e do bem-estar geral dos pacientes. Com essas técnicas avançadas, é possível tratar as varizes de forma eficaz e alcançar resultados visíveis antes da chegada do verão.

    Sobre Dra. Ilana Barros
    A Dra. Ilana Barros é especialista em angiologia e cirurgia vascular, com ampla experiência no tratamento de varizes e doenças vasculares. Seu trabalho é baseado na aplicação das técnicas mais modernas, sempre com um atendimento personalizado e humanizado para cada paciente.

    Para saber mais, acesse o Instagram: @drailanabarros

  • Governo do RN suspende reforma e abre leitos de urgência para combater superlotação no Walfredo Gurgel

    Governo do RN suspende reforma e abre leitos de urgência para combater superlotação no Walfredo Gurgel

    O Governo do Rio Grande do Norte anunciou, nesta segunda-feira (18), a suspensão das obras de reforma no segundo andar do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, que enfrenta uma grave crise de superlotação. A medida tem o objetivo de liberar leitos de forma emergencial, com previsão de abertura de 39 vagas “nos próximos dias”.

    Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) informou que, além da suspensão das obras, solicitou à Justiça o desbloqueio de leitos em outras três unidades da rede estadual: o Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba, e os hospitais Giselda Trigueiro e João Machado, em Natal.

    Como parte do plano para desafogar o Walfredo Gurgel, o governo anunciou a criação de um grupo gestor liderado pela secretária adjunta da Sesap, Leidiane Queiroz. A equipe atuará com um “gabinete itinerante” no próprio hospital, acompanhando de perto o fluxo de pacientes e trabalhando para agilizar a liberação dos leitos. “Estaremos lá diariamente até que a situação seja controlada”, afirmou Leidiane Queiroz, ressaltando a importância da proximidade com a equipe do hospital.

    A secretária de Saúde, Lyane Ramalho, afirmou que as medidas emergenciais fazem parte de uma força-tarefa planejada para enfrentar a crise. “Apresentamos um plano de contingência com ações imediatas, como a abertura de novos leitos, para aliviar a pressão sobre o Walfredo Gurgel. A entrega do segundo andar do hospital, prevista para o dia 30 de novembro, vai possibilitar a criação de 39 leitos, e estamos empenhados em concluir antes do prazo”, afirmou Lyane.

    Redistribuição de pacientes e otimização do atendimento

    Uma das estratégias adotadas pela Sesap envolve a redistribuição de pacientes que não necessitam de alta complexidade para outras unidades da rede estadual. Lyane Ramalho explicou que o governo já está negociando com o Ministério Público e outras instituições para que pacientes possam ser redirecionados ao Hospital Alfredo Mesquita e ao João Machado. “Esse movimento é essencial para reorganizar a rede e garantir que o Walfredo se concentre nos casos mais graves”, destacou.

    A decisão de suspender as obras e abrir novos leitos ocorre no dia em que o Sindicato dos Servidores da Saúde do RN (Sindsaúde) denunciou um cenário crítico de superlotação no Walfredo Gurgel. Segundo o Sindsaúde, o hospital amanheceu nesta segunda-feira com 132 pacientes internados no pronto-socorro. Rosália Fernandes, coordenadora do sindicato, desabafou: “Pensei que já tinha visto o pior nesse hospital. Simplesmente, tem setores que não dá para se locomover”.

    O diretor do hospital, Geraldo Neto, reforçou a gravidade da situação, apontando um aumento expressivo no volume de atendimentos, impulsionado por um crescimento nos acidentes de trânsito. “Nossa média diária de atendimentos passou de 400 para mais de 800 nos últimos meses. A entrega do segundo andar, aliada à redistribuição de pacientes, será um divisor de águas. Precisamos agir agora, e as medidas anunciadas hoje trazem a perspectiva de uma solução efetiva”, afirmou Geraldo Neto.

  • Faculdade de Ciências da Saúde da Uern celebra 20 anos de história e impacto no interior potiguar

    Faculdade de Ciências da Saúde da Uern celebra 20 anos de história e impacto no interior potiguar

    Em uma manhã de emoções e homenagens, a Faculdade de Ciências da Saúde (Facs) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) celebrou ontem (8), seus 20 anos de história em uma solenidade marcada por discursos repletos de gratidão, memória e projeção de novos desafios. O evento ocorreu no Hotel Thermas e reuniu reitores, professores, egressos, políticos e colaboradores que ajudaram a construir a trajetória de uma das mais influentes instituições na formação de profissionais da saúde no estado.

    Presidindo a solenidade, a reitora da Uern, professora Cicília Maia, destacou a importância do momento como um marco de consolidação e novos desafios. “São 20 anos de uma história muito bem construída. Nós, agentes de transformação, estamos vivendo este momento tão especial. Precisamos continuar ultrapassando os muros da Universidade, beneficiando a sociedade”, afirmou, ressaltando a necessidade de mais ousadia e investimentos para além das barreiras locais​.

    Para relembrar o início dessa trajetória, a professora Emília Maria Trigueiro Morais de Paiva, uma das fundadoras, subiu ao púlpito com palavras carregadas de memória. “É com imenso prazer que volto a esta terra e vejo como o curso progrediu. Vimos a escola crescer e nossos ex-alunos se destacarem pelo Brasil”, disse, emocionando os presentes​.

    Um projeto de sonhos e lutas

    A história da Facs começou com uma luta política e social intensa, liderada por nomes como o professor Walter Fonseca, idealizador do curso, e a ex-deputada Sandra Rosado, que destacou a importância da interiorização do ensino de Medicina. “Apresentar o projeto na Assembleia Legislativa foi uma grande oportunidade de transformação para a saúde na região”, afirmou Sandra​.

    A professora Maria Auxiliadora Carvalho da Rocha também fez questão de mencionar o papel dos primeiros diretores e a atuação das três turmas iniciais do curso. “A Facs foi a nossa segunda família durante muitos anos. Temos egressos espalhados pelo Brasil, sempre com sucesso”, relembrou.

    Trajetória de transformação e impacto social

    Desde a criação em 2002, oficializada em 2004, a Facs tem se destacado em diversas áreas de atendimento à saúde, promovendo mais de 63 mil atendimentos em ambulatórios especializados desde 2017, impactando Mossoró e mais 60 cidades circunvizinhas. A formação é voltada para o SUS, com foco na melhoria das condições de vida da população. “Este é um dia muito especial, repleto de histórias e memórias. Que venham mais décadas de crescimento”, acrescentou Allyssandra Rodrigues, diretora da Facs, aplaudida de pé​.

    O professor José Edvan Junior destacou, ao entregar um buquê de rosas a Allyssandra, que sua liderança reflete a garra necessária para impulsionar a faculdade. Mencionando ainda o trabalho da reitoria, registrou que o “professor Walter Fonseca construiu a casa, os sucessores como Milton Marques, Pedro Fernandes e Cicília Maia cuidaram dela, colocando flores”, pontuou.

    Novas metas e esperança

    Com a presença de representantes políticos, docentes e técnicos, a Facs olha para o futuro com a missão de consolidar os cursos de pós-graduação e intensificar as pesquisas colaborativas e os intercâmbios acadêmicos. “Estamos falando do bem mais precioso, que é cuidar da vida”, concluiu a reitora Cicília Maia, reiterando o compromisso de continuidade e expansão do ensino de qualidade na região.

    A solenidade ainda contou com a entrega de homenagens a personagens marcantes para a Facs, além de apresentações culturais que trouxeram um tom de celebração e esperança ao futuro que se desenha.

    Confira registros do evento neste link.

  • Em Assú, MPRN e Suvisa visitam estabelecimentos comerciais

    Em Assú, MPRN e Suvisa visitam estabelecimentos comerciais

    O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) promoveu pela primeira vez, dentro da IX edição do projeto MPRN Perto de Você, uma parceria com a Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) para visitar estabelecimentos comerciais. A iniciativa aconteceu nesta quinta-feira (7), em Assú, e contou com apoio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Cidadania (Caop-Cidadania).

    A equipe do Caop, da Suvisa e da 2ª Promotoria de Justiça do Assú visitaram dois estabelecimentos comerciais do ramo alimentício. “Essa ação surgiu por uma demanda já existente de um inquérito civil que está em andamento. A Promotoria responsável solicitou uma visita a umas empresas de alimentos aqui na cidade e essa visita requeria a presença da Vigilância Sanitária Estadual”, explicou a promotora de Justiça Iveluska Lemos, coordenadora do Caop Cidadania.

    “A visita busca promover um olhar na perspectiva de defesa do consumidor, que ele receba aquele alimento com qualidade”, reforça a promotora destacando que as atuações dentro do projeto buscam auxiliar as promotorias de forma prática, ampliando assim a proteção da população.

  • Prefeitura de Mossoró realiza abertura da campanha “Novembro Azul”

    Prefeitura de Mossoró realiza abertura da campanha “Novembro Azul”

    Na manhã da última terça-feira (5), a Prefeitura de Mossoró realizou a abertura da campanha “Novembro Azul”, no auditório do Centro Administrativo da Cidadania Pref. Alcides Belo. Por meio da iniciativa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) busca conscientizar os homens para a prevenção do câncer de próstata.

    Duas palestras informativas marcaram a abertura da campanha em Mossoró. O médico urologista Dr. Hallison Castro e o farmacêutico Carlos Demócedes destacaram pontos relevantes do movimento em prol da saúde masculina.

    “Gostaria de parabenizar a Secretaria de Saúde e a Prefeitura do Mossoró pela iniciativa de abrirmos agora a campanha do ‘Novembro Azul’, oficialmente hoje, dia 5 de novembro. Essa campanha é importantíssima para conscientizar os homens a fazer o check-up da próstata todos os anos. Câncer de próstata é o segundo câncer mais frequente, é o segundo câncer que mais mata. Infelizmente, nós temos muitos homens que têm preconceito ainda de procurar urologista e fazer o seu check-up da próstata. O nosso objetivo aqui é trazer informação de qualidade, difundir essas informações para toda a rede pública de saúde, para que a gente possa mudar a mentalidade e conscientizar esse homem da importância de fazer o check-up da próstata. Nós sabemos que a chance de cura é muito grande quando se descobre no início”, destacou Hallison Castro, médico urologista.

    Neste mês especial, as atividades são intensificadas A programação foi planejada para atender ao público masculino nas zonas urbana e rural do município. Além dos equipamentos públicos, atividades também serão promovidas em empresas privadas e em outros espaços estratégicos para atender ao público-alvo da campanha.

    “Nós estamos intensificando as ações preventivas de saúde neste mês. Começamos hoje com a campanha “Novembro Azul”, uma campanha macro. Aqui, nós vamos ofertar os serviços de ultrassonografia de próstata e também o acompanhamento dos pacientes do perfil masculino no Município. Estamos com a programação toda montada para ser desenvolvida em cada UBS”, explicou Carlos Demócedes, coordenador de Saúde do Homem do município.

    No Brasil, o câncer de próstata é o mais frequente entre os homens depois do câncer de pele. Por isso, a necessidade de alertar a população para a importância do diagnóstico precoce da doença.

    “Nós iniciamos hoje a campanha em alusão à saúde do homem, ao câncer de próstata. São palestras conscientizando todos os servidores do público masculino sobre os cuidados e a prevenção do câncer. Teremos no dia 10, na avenida de Rio Branco, a Corrida Azul, onde nós convidamos todo o público masculino a participar. No dia 14, o ‘Dia Azul’, um dia voltado para os servidores do município aqui no Centro Administrativo, onde nós vamos ter serviços médicos, ultrassonografias, encaminhamentos, todas as ações voltadas para a saúde masculina. Em cada uma das 47 unidades básicas de saúde, nós teremos o Dia D, o ‘Dia Azul’, onde iremos intensificar todas as ações voltadas à prevenção do câncer de próstata. É um câncer que ainda tem uma incisão muito alta, mas que quando diagnosticado precocemente são altas as chances de cura”, pontuou Aryadna Teixeira, diretora de Atenção Primária em Saúde do município.

  • Justiça obriga plano de saúde a realizar cateterismo em idoso e indenizá-lo em R$ 5 mil por negativa de atendimento de emergência

    Justiça obriga plano de saúde a realizar cateterismo em idoso e indenizá-lo em R$ 5 mil por negativa de atendimento de emergência

    Uma operadora de plano de saúde foi condenada pela 15ª Vara Cível de Natal a realizar um procedimento de cateterismo cardíaco em um idoso da região metropolitana da capital potiguar e a indenizá-lo em R$ 5 mil por danos morais. A decisão foi tomada após a operadora ter negado a realização do procedimento e a internação em UTI, mesmo diante do quadro grave do paciente, que apresentou sintomas de infarto, hipertensão arterial e diabetes.

    O idoso deu entrada na emergência hospitalar com sinais de infarto, e a equipe médica recomendou a internação em UTI e o cateterismo para avaliação e tratamento do quadro. A operadora, contudo, negou a cobertura, argumentando que o paciente não havia cumprido a carência de 180 dias prevista no contrato e que a situação não caracterizava urgência ou emergência. Essa recusa foi contestada pela Justiça, que baseou sua decisão na resolução nº 259, de 2011, da Agência Nacional de Saúde (ANS), a qual exige que operadoras de saúde garantam atendimento imediato em casos de urgência e emergência.

    O magistrado responsável pelo caso também mencionou a Súmula nº 30 do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), que considera abusiva a negativa de atendimento emergencial com justificativa de carência superior a 24 horas.

    “A urgência do caso é evidente, o que motivou a concessão antecipada da tutela, revelando a falha na prestação de serviço pela operadora,” destacou o juiz na sentença. Além de determinar a realização do procedimento, o magistrado acolheu parcialmente o pedido de danos morais, fundamentando a decisão no art. 14 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

    Na decisão, o juiz salientou que a negativa do plano de saúde gerou um abalo significativo ao paciente, ultrapassando um mero descumprimento contratual e justificando a indenização por danos morais. Com essa sentença, o tribunal reforça a proteção ao direito à saúde e a obrigatoriedade das operadoras de planos de saúde de oferecer atendimento integral e imediato em situações de emergência, mesmo durante o período de carência.