O ex-presidente Jair Bolsonaro será transferido de Natal para Brasília ainda nesta sábado (12), em uma UTI aérea. A informação foi confirmada pelo senador potiguar Rogério Marinho (PL), que acompanhou o estado de saúde de Bolsonaro nas últimas horas.
De acordo com Marinho, o ex-presidente está “bem, lúcido, estável e tranquilo”. Ele relatou que a equipe médica responsável pelo acompanhamento está segura quanto ao quadro clínico. Ainda durante a madrugada, chegou a Natal o médico Cláudio Birolini, que acompanha Bolsonaro desde 2018, ano em que o ex-presidente sofreu um atentado a faca durante a campanha eleitoral.
“O Dr. Claudio entendeu que há uma necessidade de novamente deslocá-lo para Brasília”, afirmou o senador.
A transferência será feita por um avião equipado como Unidade de Terapia Intensiva, o chamado U-T-I-Móvel, com previsão de chegada a Natal por volta de 13h30.
Bolsonaro será internado no DF Star, hospital particular em Brasília, onde deve passar por uma nova avaliação médica para decidir os próximos passos do tratamento. O problema de saúde enfrentado por ele é decorrente das complicações do atentado de 2018. Segundo Marinho, já foram realizadas quatro cirurgias relacionadas ao episódio, e há a possibilidade de uma nova intervenção.
“Esse quadro é um quadro que ele já tem desde 2018. Já são quatro operações que ele fez, de acordo com as consequências desse atentado à vida dele”, reforçou Marinho.
A assessoria de Bolsonaro ainda não divulgou boletim médico oficial com mais detalhes sobre o quadro clínico.