A Biblioteca Desembargador Ítalo Pinheiro, localizada no 2º andar do prédio do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), está com uma exposição de histórias em quadrinhos (HQs) aberta ao público. O projeto iniciou no dia 24 de abril e vai até o dia 12 de maio, e qualquer pessoa interessada ou até mesmo os colecionadores de HQs podem visitar a biblioteca da instituição e prestigiar o acervo. A biblioteca fica aberta de segunda a quinta, das 12h às 18h, e na sexta das 8h às 14h.
A mostra de coleção de HQs é uma iniciativa da biblioteca como uma forma de resgatar a memória neste mês em que é celebrado o Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril). Na coleção, estão amostras da coleção número 1 de vários clássicos da literatura infanto-juvenil, cedidas pelo servidor do Regional, Sérgio Leite, da Seção de Conservação Predial (SECOP). Uma coleção de HQ número 1 geralmente refere-se ao primeiro número de uma série ou revista de histórias em quadrinhos (HQ), ou seja, o primeiro volume de uma coleção. Esses primeiros números são frequentemente procurados por colecionadores e podem ter um valor maior devido à sua raridade e importância na história da publicação.
Além do acervo cedido por Sérgio Leite, a servidora Ana Paula Vasconcelos, do Núcleo do Centro de Memória (NCEM), e o estagiário Felipe Barbosa de Carvalho, do mesmo setor, também participaram da ação contribuindo com as obras que colecionam em casa. Com a adesão de Felipe, a exposição contará com uma coleção de histórias em quadrinhos mais modernas, destacando a evolução dos desenhos e temas abordados nas obras com o passar dos anos, quando comparado com os resgates históricos da coleção número 1.