A pesquisa Blog Gustavo Negreiros em parceria com o Instituto Agora Sei, dando uma vantagem de quase 20% das intenções de votos, em dois cenários estimulados, para o prefeito Augusto César, comprova que o temor do ex-prefeito Jorginho com a queda de Dr. Airton, e consequente ascensão de Augusto à Prefeitura, tinha fundamento para tanto.
Jorginho tramou para a Câmara Municipal não prosseguir com o impeachment de Airton. Venceu a batalha política. Mas a Justiça seguiu seu rito, afastando Airton em dezembro passado.
Jorginho foi um prefeito que não renovou o mandato, perdendo para Dr. Airton com uma levada de votos, e seu nome na cidade é reflexo de cansaço administrativo. O grupo do ex-alcaide temia que a subida de César para o Palácio Executivo mudasse a rota do pleito, já que com um novo prefeito à frente da cidade, o jogo eleitoral poderia ganhar novos contornos.
E a pesquisa prova de que de fato o jogo mudou. Augusto representa o novo, um contraste brutal quando comparado com as gestões desastrosas de Jorginho, e de sobremodo, de Dr. Airton. Mesmo sendo o vice do alcaide afastado, César não viu respingar em sua imagem o desmantelo levado à cabo por Elane Bezerra, filha de Airton, e quem na prática comandava a Prefeitura.
Augusto César inicia 2024 sendo o favorito à disputa majoritária. A oposição sabe que ele, agora, é o nome a ser batido.