Argentina nega ter recebido pedido de asilo de Bolsonaro







Argentina nega ter recebido pedido de asilo de Bolsonaro







O governo argentino negou nesta quarta-feira (20) ter recebido qualquer pedido formal de asilo político do ex-presidente Jair Bolsonaro. A informação contradiz documentos apreendidos pela Polícia Federal que revelaram a preparação de uma solicitação endereçada ao presidente Javier Milei.

De acordo com o relatório final da PF, uma carta elaborada pela nora de Bolsonaro em fevereiro de 2024 pedia asilo “em regime de urgência” sob alegação de “perseguição política no Brasil” e “temor por sua vida”. O documento, não assinado e não datado, foi encontrado no celular do ex-presidente durante a operação Tempus Veritatis.

Questionada pela CNN Brasil, uma fonte da Casa Rosada confirmou que nenhum pedido oficial foi recebido pelas autoridades argentinas. A PF sustenta que o texto revela intenção de “fugir do país para impedir a aplicação de lei penal”, mesmo sem ter sido formalmente enviado.

O episódio ocorreu dois dias antes de Bolsonaro buscar refúgio na Embaixada da Hungria em Brasília, após a apreensão de seu passaporte em fevereiro de 2024. O ex-presidente havia visitado a Argentina em dezembro de 2023 para a posse de Milei, meses antes da elaboração do documento.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *