O árbitro potiguar Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro está entre os convocados pela Conmebol para atuar na Copa América, que será realizada nos Estados Unidos. Pablo, que é árbitro assistente de vídeo (AVAR) com escudo da FIFA desde 2022, foi selecionado para participar deste prestigioso torneio continental.
Em 2023, Pablo esteve presente como AVAR em jogos das eliminatórias da Copa do Mundo, além de partidas da Copa Sul-Americana, da Libertadores da América e da Liga dos Emirados Árabes, acumulando uma vasta experiência em competições internacionais.
“É a realização de mais um sonho, e o reconhecimento do trabalho que venho fazendo. Feliz demais, não esperava essa convocação. Foi uma grata surpresa e agora é intensificar ainda mais a preparação para fazer um grande trabalho lá”, afirmou Pablo, emocionado com a notícia.
Ricardo Albuquerque, presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, também celebrou a convocação de Pablo Ramon. “A gente sabia que Pablo Ramon tinha um futuro promissor. Essa convocação nos emociona e demonstra o trabalho feito por ele, e o caminho que ele trilhou com muito suor e dedicação. Não é do dia pra noite que se chega à FIFA. Que seja um exemplo para os demais, e para os alunos que estão em formação e que vêm por aí na nossa arbitragem”, comentou Ricardo, referindo-se à Escola de Formação de Árbitros de Futebol do RN, que atualmente conta com 76 alunos.
A Copa América começa no dia 20 de junho e vai até 14 de julho. Pablo Ramon e os outros árbitros convocados se apresentarão no dia 12 de junho e participarão de um seminário de preparação, com simulações e testes físicos, em Dallas, nos EUA.