Os deputados estaduais do Rio Grande do Norte aprovaram, por unanimidade, a recomposição salarial dos servidores públicos da administração direta e indireta do Estado. A votação ocorreu nesta quarta-feira (18) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN). Com a decisão, os trabalhadores do serviço público do RN terão os novos valores salariais ajustados a partir de abril de 2025, conforme nota divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado do Rio Grande do Norte (SINSP/RN).
De acordo com o SINSP, os valores de recomposição salarial serão calculados com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que ainda será divulgado em 2025. Além disso, foi aprovada a aplicação de uma nova recomposição em janeiro de 2026, assegurando a política de reajuste salarial de forma progressiva para os servidores.
Para entrar em vigor, o projeto ainda precisa da sanção da governadora do RN, Fátima Bezerra. Segundo o texto do projeto, o reajuste será implementado de forma gradual, seguindo o cronograma estabelecido em lei e respeitando as diretrizes da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), para evitar comprometimento das contas públicas do Estado.
Essa é a primeira recomposição salarial desde 2022, ano em que foi realizada a última revisão salarial para os servidores da administração direta, após 12 anos de congelamento. A aprovação do novo projeto é considerada uma vitória para as categorias de servidores que reivindicavam a correção dos vencimentos há anos. Agora, a expectativa recai sobre a sanção do projeto pela governadora e o cumprimento do cronograma de pagamento previsto.