A inteligência artificial (IA) é um campo da ciência da computação que se dedica ao estudo e ao desenvolvimento de máquinas e programas computacionais capazes de reproduzir o comportamento humano na tomada de decisões e na realização de tarefas, desde as mais simples até as mais complexas. A IA é capaz de analisar dados, traduzir idiomas, fazer recomendações, entre outras funções.
A IA funciona combinando algoritmos inteligentes com grandes volumes de dados, que são constantemente alimentados por humanos. Esses dados, o software consegue tomar decisões e realizar tarefas de maneira autônoma.
Com a evolução tecnológica, a inteligência artificial se tornou cada vez mais presente no dia a dia, e essa ferramenta chegou ao futebol.
O Maringá, que conquistou o acesso à Série C, usou a IA para contratar três jogadores. A Direção do clube pretende continuar usando tal ferramenta para a montagem do elenco para a próxima temporada
Após a definição do perfil do atleta a ser contratado, a inteligência artificial faz um filtro e mostra os atletas que se encaixam no perfil que o clube busca. A direção do clube ganha tempo e tem uma avaliação objetiva a respeito do atleta.
A ferramenta mostra o perfil dos atletas que o clube possui e suas necessidades. A IA alcança o todo o mercado sul-americano. O uso da tecnologia não dispensa a observação in loco. A IA é apenas o primeiro filtro.
O atacante Maranhão, o meia Léo Ceará e o meia Lucas Black foram indicados por meio da inteligência artificial. Os três jogadores foram importantes no acesso do Maringá à Série C.
O uso da tecnologia poderá diminuir os erros na montagem do elenco, mas o olho humano continua sendo a peça mais importante no processo. Talvez o uso da IA acabe com a contratação de jogador por DVD.