A filiação do vereador de Mossoró José Domingos, o Zé Peixeiro, ao Republicanos (REP), foi uma assertiva política. Peixeiro se livrou do abraço da morte, a filiação em massa dos edis governistas ao União Brasil (UB), conseguindo uma legenda para trabalhar sua reeleição com tranquilidade.
Zé é o único dos vereadores governistas que tem uma base regional estável e fidelizada para chamar de sua, o grande Santo Antônio, zona norte da cidade. Mesmo que fosse para o chapão do UB, seria um dos poucos com condições para conseguir renovar o mandato. Sua baixa no UB pode acarretar uma perda de vaga para a sigla, Peixeiro é bom de voto, o que tenderia a ajudar o chapão na contabilização de mais uma cadeira.
O edil disse que é pré-candidato à prefeitura, mas segundo consta não passa de jogo de cena, sua corrida mesmo é para renovar o assento legislativo. Zé mostrou fôlego eleitoral ao ter mandato e se acomodar numa agremiação, que até então, não tinha nenhum edil com mandato.
O REP se dirige para ser um dos poucos partidos, que não estando na base do prefeito Allyson Bezerra (UB), conseguirá montar uma lista de candidatos à Câmara Municipal. A filiação de Zé é acerto do presidente do diretório municipal, Aldo Fernandes, e do vice-presidente, ex-vereador Claudionor dos Santos. Álvaro Dias, presidente estadual do REP, consegue com que a legenda tenha um grau de relevância na pré-campanha, sendo atraente para nomes à corrida legislativa.