O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), afirmou que uma eventual eleição indireta para o Governo do Estado, caso ocorra vacância no Executivo, deverá ser realizada com voto aberto dos deputados estaduais. A declaração foi feita nesta terça-feira (3), durante a abertura do ano legislativo.
Segundo Ezequiel, o processo só será iniciado se houver, de fato, a saída da governadora Fátima Bezerra e a recusa do vice-governador Walter Alves em assumir o cargo. “A eleição indireta só existe se houver vacância. Hoje não há vacância e ninguém tem certeza de que haverá”, ressaltou.
De acordo com o parlamentar, confirmada a dupla vacância, o Governo do Estado encaminhará à Assembleia um projeto de lei estabelecendo as diretrizes do pleito. Após a aprovação pelo Legislativo e a sanção do Executivo, a eleição indireta seria realizada no plenário da Casa.
O presidente explicou que os 24 deputados estaduais seriam os eleitores, votando de forma aberta em uma chapa composta por governador e vice-governador. Poderão concorrer cidadãos filiados a partidos políticos, com mais de 35 anos de idade e conduta ilibada, conforme os critérios constitucionais.
Ezequiel Ferreira informou ainda que, paralelamente às discussões sobre a sucessão estadual, a Assembleia deve definir na próxima semana os novos membros das comissões permanentes. Com a eleição dos presidentes e vice-presidentes desses colegiados, o Parlamento dará andamento à tramitação dos projetos de lei em 2026.







Deixe um comentário