“Um dia confuso, bonito e místico”:entre a glória e o luto Alice Carvalho relembra Titina Medeiros e o Globo de Ouro



Ícone de crédito Foto: Estevam Avellar/Divulgação Globo


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


“Um dia confuso, bonito e místico”:entre a glória e o luto Alice Carvalho relembra Titina Medeiros e o Globo de Ouro





Ícone de crédito Foto: Estevam Avellar/Divulgação Globo


Alice Carvalho atravessou, no último domingo, dia 11; um dos momentos mais simbólicos e contraditórios de sua trajetória artística. No mesmo dia em que a atriz potiguar celebrou a consagração internacional do filme O Agente Secreto, vencedor do Globo de Ouro de melhor produção em língua não inglesa — além do prêmio de melhor ator de drama para Wagner Moura —, ela recebeu a notícia da morte de Titina Medeiros, amiga próxima e referência fundamental da cultura do Rio Grande do Norte.

Em entrevista à Inter TV Cabugi, Alice descreveu o dia como um turbilhão emocional. “Foi muito antagônico. Eu não teria conseguido estar ali sem estar o tempo inteiro em contato com meus amigos que estavam em Natal. O elenco era majoritariamente nordestino, todo mundo conhecia Titina, sabia da grandeza dela. Quando soube da notícia, foi um ‘meu Deus do céu’”, afirmou.

Segundo a atriz, a premiação foi vivida de forma quase dissociada. “Eu não lembro da caminhada da mesa até o palco. Minha cabeça estava no Teatro Alberto Maranhão”, disse, referindo-se ao local onde Titina foi velada. Para Alice, o domingo foi “absolutamente confuso, bonito e místico”.

A ligação entre as duas vai além da amizade. Alice relembrou um episódio decisivo do início da carreira, quando Titina chegou a custear o combustível do carro para que viajassem juntas a João Pessoa, onde fariam testes para um trabalho que mudaria seus rumos profissionais. Ambas acabaram aprovadas, em papéis diferentes. “Titina foi essencial para que muita coisa acontecesse, não só comigo, mas com todo o teatro e cinema nordestinos”, destacou.

O impacto da vitória no Globo de Ouro também já é sentido fora do circuito de festivais. De acordo com Alice, a bilheteria de O Agente Secreto cresceu mais de 200% nos dias seguintes à premiação, e o filme passou a ser exibido em um número maior de salas, ampliando sua campanha internacional com foco no Oscar.

A atriz também comentou sobre a participação de Tânia Maria no longa. Potiguar, ela estreou no cinema aos 72 anos como figurante em Bacurau e conquistou reconhecimento do público e da crítica. Alice lembrou o encontro emocionante entre Tânia Maria e Fernanda Montenegro. “As duas ficaram emocionadas. E eu falei para ela: ‘Receba, porque você é grande igual a ela, e uma grande reconhece a outra’.”

Enquanto celebra conquistas e lida com despedidas, Alice já se prepara para um novo desafio: interpretar Marta, ícone do futebol mundial. Sobre a convivência com a jogadora, contou: “Teve um momento em que eu olhei para ela e disse: ‘Você não sabe que você é você. Você não sabe que você é a Marta’. Ela é de uma inteligência, é uma intelectual”. Para a atriz, viver Marta é mais que um papel: é um privilégio.

Assista a reportagem




Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *