Sinduscon/RN e Senai realizam primeiro workshop de projeto que capacita mão de obra para construção civil no estado




por



Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *







Sinduscon/RN e Senai realizam primeiro workshop de projeto que capacita mão de obra para construção civil no estado








Evento marcou o início da operacionalização da parceria entre as instituições para combater escassez de mão de obra no setor

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Norte (Sinduscon/RN), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/RN) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), realizaram nesta terça-feira (15), no Hub de Inovação Tecnológica do Senai, em Natal, o I Workshop de Construção Civil. O evento marcou o lançamento do projeto “Valorizando o Futuro da Construção Civil”, uma iniciativa inédita no estado que busca enfrentar a escassez de profissionais qualificados, um dos principais desafios do setor.

Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), apontam que mais de 60% das construtoras no país relatam dificuldades para contratar trabalhadores capacitados. De acordo com Amora Vieira, diretora dos Centros de Educação e Tecnologias do Senai/RN, a parceria entre as instituições nasceu justamente com o objetivo de unir forças para preparar profissionais para o mercado e enfrentar essa dificuldade.

“A nossa intenção e propósito é conectar parceiros da indústria de construção civil e instituições que agreguem valor à formação profissional, que consigam viabilizar a inserção no mercado do trabalho para homens, e para mulheres também. Então, é um momento que a gente está reinventando o portfólio do Senai para a construção civil, entendendo qual é a demanda do mercado para que possamos formar pessoas aderentes à necessidade da indústria”, explicou.

Sérgio Azevedo, presidente do Sinduscon/RN, ressaltou também a importância de iniciativas como essa para atrair as novas gerações. “Percebemos que o filho do pedreiro não queria ser pedreiro, o filho do eletricista não queria ser eletricista, o filho do mestre de obras não queria ser mestre de obra. Muitos jovens acabam sendo atraídos pela facilidade do mercado digital. Nosso papel é resgatar o interesse por essa profissão essencial e mostrar o quanto ela pode ser promissora, que existem formas de trilhar uma carreira de sucesso dentro da construção civil”, afirmou.

Durante o workshop, quatro palestras trouxeram diferentes perspectivas sobre temas técnicos, liderança e oportunidades no setor. Um dos palestrantes, Juliel Gomes, analista de pessoal da Moura Dubeux Engenharia, compartilhou sua trajetória inspiradora — ele começou como servente de pedreiro em 2009 e destacou que a qualificação profissional foi essencial para o seu crescimento. “Foi desafiador percorrer esse caminho até chegar onde cheguei. Da mesma forma que eu consegui, muitos jovens também podem conseguir”, disse.

Entre os participantes do evento, a jovem Larissa Félix do Nascimento, 20, saiu inspirada com o que viu e ouviu. “Fiquei sabendo do evento pela TV e resolvi vir. Sempre tive curiosidade sobre engenharia civil e queria entender se é isso que eu quero seguir. Gostei muito de tudo o que ouvi e quero continuar participando. Acredito que a mulher tem tanta capacidade quanto qualquer um — eu espero ser inspiração para outras nessa área”, contou.

O evento também atraiu profissionais experientes em busca de atualização e novas oportunidades, como Joaquim Teófilo, 48, que atua na área de construção civil desde 2011. “Essa iniciativa é excelente — junta talento, qualificação e empresas. Quanto mais eventos assim houver, melhor para os profissionais e para a sociedade”, pontuou.

Atualmente disponível no mercado, Joaquim viu no workshop uma oportunidade de se reconectar com o setor. “Vim para fazer networking e conhecer novas oportunidades. Pretendo fazer um curso técnico em eletrotécnica para, no futuro, atuar na operação e manutenção de parques solares. Esse é o caminho”, completou.

Sobre o projeto

O projeto oferecerá cursos gratuitos ou com descontos do Senai/RN, todos com certificação, voltados tanto a jovens que buscam o primeiro emprego quanto a profissionais que desejam se reposicionar no mercado. Além das formações técnicas, os participantes terão acesso a encaminhamento para vagas, atualização profissional e ações voltadas à inclusão e diversidade, ampliando as oportunidades para mulheres e grupos sub-representados no setor.

De acordo com Amora Vieira, o projeto já nasce com o objetivo de crescer e alcançar outras regiões do estado. “A ideia é levar essa proposta para diferentes polos do RN, ampliando o alcance e criando uma rede de formação e oportunidades em todo o território potiguar”, destacou.

As inscrições seguem abertas no site lp.sindusconrn.com.br, onde os interessados podem obter mais informações e garantir sua participação.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *