Uma partida da segunda divisão do Campeonato Potiguar continua a gerar polêmica. Foi o confronto entre Parnamirim x Riachuelo, que terminou com vitória do clube da região metropolitana de Natal por 7×3. Essa foi a única partida em que o Riachuelo marcou gols na competição, e o placar fora do convencional despertou suspeitas.
No início de novembro, a Federação Norte-Riograndense de Futebol (FNF) recebeu, por parte de uma empresa que monitora jogos e sites de apostas, a denúncia de que esse resultado poderia ter sido manipulado e abriu investigação, em conjunto com o Ministério Público e o Tribunal de Justiça Desportiva. Em nota divulgada na ocasião, o Riachuelo afirmou que repudia “qualquer insinuação de manipulação de resultados envolvendo o nosso clube” e disse que “preza pela integridade e ética em todas as suas atividades, inclusive no cenário esportivo”.
Ontem (20), o presidente do Riachuelo, Valdir Duarte, prestou depoimento na sede da FNF para apurar os fatos relativos a essa denúncia, e se declarou inocente de qualquer acusação. “Sempre pautei minha conduta com retidão e coloco-me à disposição do TJD para quaisquer esclarecimentos, caso necessário”, disse. Ao final do depoimento, Valdir requereu sua exclusão do processo administrativo.
Desempenho do Riachuelo no Campeonato Potiguar valeu a alcunha de “novo Íbis”
Um dos fatores que chamou a atenção na partida contra o Parnamirim não foi apenas o elevado número de gols, mas que foi também a única partida em que o Riachuelo conseguiu colocar a bola na rede. O clube da região do Potengi teve um desempenho praticamente nulo, com dez derrotas em dez jogos e levando 44 gols, o que levantou a alcunha de “novo Íbis”, referente ao folclórico clube pernambucano Íbis Futebol Clube, que já há algumas décadas recebeu a alcunha de “pior time do mundo” e fez disso sua marca própria; vide seu mascote, que é o derrotinha.
O melhor desempenho do Riachuelo no campeonato foi a derrota magra de 1×0 para o Mossoró, no jogo de volta (no jogo de ida, o clube mossoroense havia vencido por 6×0). A maior goleada foi também contra um time de Mossoró (Baraúnas 9×0 Riachuelo).