Em leilão realizado nesta segunda-feira (18) na Bolsa B3 em São Paulo, a empresa Turc Operações Marítimas arrematou a concessão do Terminal Pesqueiro Público (TPP) de Natal pelo valor simbólico de R$ 21 mil, sendo a única participante do certame. A empresa terá direito à exploração do terminal por 20 anos, assumindo o compromisso de concluir as obras paralisadas desde 2010, quando o projeto estava 95% executado.
Lessany Nassif, diretor operacional da Turc, manifestou entusiasmo com a conquista: “Agradecemos ao secretário Guilherme Saldanha pelo apoio. Esta infraestrutura será essencial para movimentar a economia potiguar”. A empresa terá que investir na aquisição de equipamentos de processamento e refrigeração, além de finalizar a construção do complexo que inclui cais de 305 metros, galpões de processamento e unidades frigoríficas com capacidade para 60 toneladas diárias de gelo.
O edital, flexibilizado em março deste ano, permitiu que apenas 10% do valor fosse integralizado inicialmente, com o restante destinado às obras necessárias. O terminal, incluído no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) desde 2020, busca se tornar operacional para atender à frota pesqueira do RN, estado líder na produção de camarão cultivado.
A expectativa é que a conclusão das obras permita ao terminal funcionar como centro de processamento e comercialização de pescados, agregando valor à produção local e possibilitando a certificação sanitária para exportação. O projeto original prevê ainda áreas para órgãos fiscalizadores e posto de abastecimento, potencializando sua importância para o setor pesqueiro regional.
Deixe um comentário