O influenciador digital Hytalo Santos foi detido nesta sexta-feira (15) em São Paulo, alvo de investigação conjunta do Ministério Público da Paraíba e do Ministério Público do Trabalho. As apurações, que ganharam visibilidade após denúncias do youtuber Felca, envolvem acusações de exposição inadequada e exploração de adolescentes em conteúdos para redes sociais.
A prisão ocorre após uma série de medidas judiciais determinadas na última semana, incluindo a remoção de conteúdos e bloqueio de redes sociais do acusado. Na quinta-feira (14), policiais apreenderam equipamentos eletrônicos na residência do influenciador em João Pessoa, após tentativa frustrada no dia anterior. A defesa de Santos nega todas as acusações e afirma que ele se colocou à disposição para esclarecimentos.
As investigações, que começaram em 2024, abrangem dois eixos principais. Em Bayeux, as apurações focam em denúncias de eventos com menores envolvendo consumo de álcool e situações de exposição indevida. Já em João Pessoa, os promotores examinam indícios de que famílias teriam recebido benefícios materiais em troca da participação de adolescentes em conteúdos digitais.
O caso ganhou dimensão nacional após o youtuber Felca alertar sobre os riscos da “adultização” de crianças e adolescentes nas redes sociais, tema que vem mobilizando autoridades e legisladores. O MPT analisa mais de 50 vídeos e coletou mais de 15 depoimentos como parte das investigações, que devem se aprofundar nos próximos dias com a prisão do influenciador.
Deixe um comentário