De 14 a 17 de agosto, mais de 40 shows, workshops, oficinas e muito mais
Prepare-se para viver quatro dias de imersão no melhor da música, arte, natureza e aprendizado. De 14 a 17 de agosto, a charmosa Praia da Pipa (RN) recebe mais uma edição do Fest Bossa & Jazz, um dos maiores e mais respeitados festivais do segmento no Brasil, que há 16 anos une cultura, formação e sustentabilidade em um encontro inesquecível entre o público e grandes nomes da cena musical nacional e internacional.
Com acesso totalmente gratuito, o Festival leva ao público mais de 40 shows, oficinas formativas, atividades socioeducativas e ambientais, além de espaços para trocas culturais que envolvem todas as idades. A novidade deste ano é a expansão para seis polos, incluindo um novo palco às margens da Lagoa de Guaraíras, em Tibau do Sul.
Outro momento importante nesta edição será realizado na sexta (15) e sábado (16), às 18h30. A Bossa & Jazz Street Band fará os tradicionais cortejos pela Avenida Baía dos Golfinhos, passando pelos polos noturnos e culminando em um grande encontro com o tradicional Coco de Zambê (Grupo Herdeiros de Zumbi), na Praça do Pescador. Um momento de celebração que resgata a essência do jazz, inspirado nos encontros entre tambores africanos e músicos europeus na lendária Congo Square, em New Orleans (berço do jazz).
Música que educa e transforma
Mais do que apresentações musicais, o Fest Bossa & Jazz carrega um compromisso com a formação cidadã e a consciência ambiental. Em parceria com a Fundação Projeto Tamar e Santuário Ecológico da Pipa, o Festival promove oficinas socioambientais que unem arte e sustentabilidade, entre elas, a construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis. As atividades também chegam às escolas públicas, com aulas de iniciação musical para crianças e jovens através do projeto Ilha da Música, da Comunidade da África (Natal/RN).
Na quinta-feira (14), no Santuário Ecológico de Pipa e no Parque Estadual Mata da Pipa (PEMP), das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30, oficinas e palestras socioambientais. No Santuário: construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis, voltada para crianças e jovens da rede municipal, conduzidas pelo Biólogo Daniel Henrique, com participação de artesãos, ativistas e recicladores. No PEMP: atividades lúdicas com a equipe da Fundação Projeto Tamar, coordenadas por Eduardo Lima e participação especial de Kelly Pente. Ainda no dia 14 de agosto, na Escola Municipal Domitila Castelo, das 8h às 12h e das 14h às 16h, oficina sociocultural – Ilha de Música. Iniciação musical para estudantes da rede pública, com professores do Projeto Ilha de Música.
Novamente, na sexta-feira (15), no Santuário Ecológico de Pipa, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30, oficinas socioambientais de construção de instrumentos com materiais descartados, com o Biólogo Daniel Henrique e participação de artesãos e agentes de sustentabilidade. Na Escola Municipal Domitila Castelo, das 8h às 12h e das 14h às 16h, Oficina Sociocultural – Ilha de Música com aulas de iniciação musical com professores do Projeto Ilha de Música.
E, para encerrar as oficinas, das 16h às 17h, apresentação musical dos alunos na própria escola.
Aprendizado com quem faz música
Na programação formativa, o público poderá participar de atividades especiais como o Workshop de Bateria com Celso de Almeida, renomado baterista brasileiro, no sábado (16/08), das 9h às 12h, no Hotel Pipa Atlântico. Inscrições aqui https://www.festbossajazz.com.br/webapp/index.php/workshow
Fest Bossa & Jazz – Diversidade sonora de todos os cantos
Do Jazz Latino à Bossa Nova, passando pelo Choro, Soul, MPB, Rock, Blues e Samba, o line-up da edição 2025 está repleto de estrelas e talentos da música. Entre os destaques estão:
– Lobão no “Luau Indoor”
– Rosa Passos
– Rodrigo Suricato em “The Blues Rock Experience”
– Indiana Nomma com tributo oficial a Mercedes Sosa
– Liz Rosa, homenageando Elis Regina
– Sueldo Soaress, celebrando 40 anos de carreira
– José Portillo (Cuba)
– Alenko (Suíça)
Gal Menezes, Eduardo Taufic Trio, Jo Bay & Anderson Pessoa, Laryssa Costa, Diana Miranda, Vintage Pepper, Caju com Jazz, Raquel Oliveira, Banda Skarimbó, entre muitos outros. A programação completa com dias, horários e locais dos shows, oficinas, cortejos e Jam Session, está disponível no site oficial: www.festbossajazz.com.br/webapp
Este, é mais que um festival, é um movimento cultural que respira arte. Um presente para os sentidos, um convite à reflexão, e um espaço de celebração da diversidade musical e humana. “Esse Festival nasceu com um propósito claro: gerar impacto social e cultural. É uma alegria mantê-lo assim, vibrante e fiel à sua essência há 16 anos”, destaca Juçara Figueiredo, idealizadora e diretora geral do evento.
Deixe um comentário