Natal sediará, no dia 29 de maio, o 1º Workshop da Constelação Potiguar, evento que marca o início de um projeto estratégico para o desenvolvimento e operação de 12 nanossatélites voltados a monitoramento ambiental, gestão de recursos hídricos, economia do mar e prevenção de desastres naturais. A iniciativa é liderada pelo Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX-RN) e pretende posicionar o Rio Grande do Norte como polo nacional da indústria aeroespacial.
O encontro acontecerá no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), das 8h30 às 16h30, com entrada gratuita. A programação prevê palestras com especialistas da área espacial, sessões de trabalho e debates sobre financiamento em ciência e tecnologia. No dia seguinte, 30 de maio, estão previstas visitas técnicas ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) e ao Instituto Santos Dumont.
O projeto Constelação Potiguar é fruto de uma articulação entre o PAX-RN e diversas instituições. Além da UFRN, participam da iniciativa a Agência Espacial Brasileira (AEB), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), a Marinha do Brasil, a Defesa Civil, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Rio Grande do Norte (OAB/RN) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN).
A localização geográfica do estado, próximo à linha do Equador, é apontada como trunfo para transformar o RN em um cluster aeroespacial. Segundo Olavo Bueno de Oliveira Filho, diretor-presidente do PAX-RN, o workshop é uma oportunidade para reforçar a cooperação entre os setores público, acadêmico e produtivo e impulsionar um ecossistema de inovação na área espacial.
Os interessados em participar do evento devem se inscrever neste link. Mais informações, acesse: www.paxrn.com.br ou envie e-mail para comunicacao@paxrn.com.br.
Deixe um comentário