A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, fabricação, distribuição, manipulação, propaganda e uso de todos os lotes do produto “Metbala”, uma bala do tipo gummy que contém tadalafila em sua composição. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e tem efeito imediato.
De acordo com a agência reguladora, o produto, fabricado pela empresa FB Manipulação Ltda., não possui qualquer registro ou autorização legal junto à Anvisa para ser produzido ou comercializado como medicamento. A empresa, inclusive, não tem permissão para fabricar esse tipo de produto.
A determinação atinge não apenas a empresa responsável, mas também todas as pessoas físicas ou jurídicas que estejam envolvidas na comercialização ou divulgação do produto, incluindo veículos de comunicação. A Anvisa reforça que a propaganda e venda de medicamentos sem registro configuram infração sanitária.
“De acordo com a legislação, medicamentos só podem ser comercializados por farmácias e drogarias e precisam estar registrados na agência. O registro é a comprovação de que o produto possui eficácia, segurança e qualidade”, destacou a Anvisa em nota oficial.
A tadalafila, substância presente na Metbala, é indicada para o tratamento de disfunção erétil e seu uso deve ser feito apenas com prescrição médica, após avaliação das condições clínicas do paciente. O uso indiscriminado pode representar sérios riscos à saúde.
A agência ainda alertou a população sobre os perigos da automedicação. “Cuidado! A automedicação coloca sua vida em risco. Esses produtos não são inofensivos. Quem faz a propaganda de produtos irregulares também comete infração sanitária e está sujeito a penalidades, incluindo multas”, informou.
A Anvisa orienta que consumidores que tenham adquirido o produto interrompam imediatamente o uso e denunciem pontos de venda ou propaganda irregular por meio dos canais oficiais da vigilância sanitária.
Deixe um comentário