Professores da China Agricultural University – CAU visitaram a comunidade acadêmica da Ufersa e apresentaram as oportunidades de bolsas de estudo voltadas aos brasileiros na China, durante uma palestra que lotou o Auditório Amâncio Ramalho, na manhã da quinta-feira, dia 14.
A comitiva foi recepcionada pela equipe de Gestão da Ufersa, que apresentou a estrutura administrativa e acadêmica da universidade aos professores Yang Minli e Song Zhenghe e aos pós-graduandos Ni Xindong, chinês, Mateen Muhammad, do Paquistão, e o africano Tola Abraham Arebe. Eles já estão participando do programa de Residência Tecnológica em Mecanização da Agricultura Familiar no Brasil, financiado pela CAU, no RN.
Veja aqui o edital.
A iniciativa, agora, é atrair estudantes brasileiros para intercâmbio no país asiático. O professor Song Zhenghe contextualizou a realidade cultural e as frentes de pesquisas e estudos abertas com a parceria firmada entre a universidade chinesa e as instituições brasileiras. “Trabalhamos muito fortemente com políticas públicas para democratização da agricultura familiar e, por isso, as parcerias com o Brasil são tão importantes, como esta que estamos com a Ufersa”, disse o professor.
Em sua fala, a professora Yang Minli elogiou o esforço da Ufersa em incentivar estudantes para integrar os programas bilatéria de pesquisas acadêmicas. “Estamos iniciando no Vale do Apodi um projeto pioneiro na América Latina com testes de máquinas agrícolas e, aqui perto de Mossoró, já temos estudantes estrangeiros que estão nos auxiliando nas pesquisas para o aprimoramento desses equipamentos voltados à agricultura”, explica Minli.
O secretário de Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar do Governo do Estado do RN, Alexandre Lima, também esteve presente no evento e frisou as conquistas com a parceria entre a universidade chinesa e as instituições do RN. “Esse movimento de aproximação com a China é resultante de um diagnóstico para fortalecermos a agricultura familiar no nosso Estado”, explicou Alexandre Lima. A Parceria Brasil-China deve ampliar a produção local de milho e arroz em pelo menos 20%.
A comitiva chinesa está no RN desde terça, dia 12, recepcionada pela Governadora Fátima Bezerra, em Natal e, na quarta, dia 13, estiveram em visita na cidade de Apodi, onde lançaram a primeira Residência Tecnológica de Mecanização da Agricultura familiar na América Latina, já com a entrega de 31 máquinas agrícolas.
O professor Victor Azevedo, assessor de Relações Internacionais da Ufersa, acompanhou toda a agenda nas tratativas de aproximação entre as duas instituições. “A comunidade acadêmica da Ufersa está diante de uma grande oportunidade, pois já possuímos convênio com a CAU e vamos ampliá-lo para receber e enviar estudantes em mobilidade para realizar suas pesquisas”, explica Azevedo.
A inclusão da Ufersa na agenda atende um convite feito pelo reitor Rodrigo Codes durante viagem à China para celebração do 50º aniversário das relações diplomáticas Brasil-China e uma série de atividades em eventos de pesquisa em universidades chinesas. “Este é um marco histórico na nossa universidade porque estamos, efetivamente, fortalecendo as parcerias internacionais a fim de viabilizar mais oportunidades aos nossos estudantes e pesquisadores com outros centros de referências nas mais diferentes áreas do conhecimento”, defende o reitor.