A fundação do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte – IHGRGN, aconteceu no dia 29/03/1902, numa das salas do antigo Ateneu Norte-Rio-Grandense, sua primeira sede, e onde funcionava também a Biblioteca do Estado. A fundação foi motivada pela “Questão de Grossos”, uma disputa territorial entre o Rio Grande do Norte e o Ceará. Notáveis da área política e jurídica do Estado, em busca de provas documentais sobre o pertencimento da área ao RN, foram em contato com o IHGB e o IAHGP, trazendo com eles a necessidade de criação de uma instituição de igual função ou valor.
Entre os primeiros membros do Instituto estavam Alberto de Albuquerque Maranhão, Augusto Tavares de Lyra e Eloy Castriciano de Souza. Imagem: reprodução.
No total, o Instituto teve cinco sedes. Hoje, ocupa sede própria, datada de 1906, construída em estilo neoclássico por ordem de Augusto Tavares de Lira, então governador do Estado.
O prédio ficou pronto em 1908. Porém, como o Tribunal de Justiça não encontrou sede adequada para o seu funcionamento, dividiram o espaço até 1926, quando o IHGRN passou por suas três sedes provisórias, voltando a ele apenas em 1938, ocupando-o até hoje.
Localizado na Rua da Conceição 622, Cidade Alta, o IHGRGN é de estilo neoclássico típico da Europa, segunda metade do século XIX. Tombado pelo Estado em 30/11/1984.
Fonte: Livro Institutos Históricos e Geográficos do Brasil – 1ª edição – Natal – 2019 – Offset Editora.