Os passageiros do voo UX45 da Air Europa, que enfrentaram fortes turbulências e precisaram realizar um pouso de emergência no Rio Grande do Norte, chegaram ao destino final no Uruguai na manhã desta terça-feira (2). O avião enviado pela Air Europa para transportar os passageiros aterrissou normalmente em Montevidéu.
Na segunda-feira (1º), o voo que fazia a rota entre o Aeroporto de Madrid-Barajas e o Aeroporto Internacional de Carrasco, em Montevidéu, foi desviado para o Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, devido a fortes turbulências. Entre os 303 passageiros, alguns ainda permanecem internados em hospitais de Natal, acompanhados por familiares, enquanto um passageiro já retornou à Espanha.
As autoridades de saúde do Rio Grande do Norte mobilizaram equipes de assistência para atender os feridos, que sofreram principalmente contusões e hematomas. Seis passageiros ainda estão internados e contam com o apoio do pessoal de terra da Air Europa, que foi deslocado para Natal na tarde de segunda-feira, vindo do Brasil e da Espanha. A maioria dos feridos foi atendida em cinco hospitais da Grande Natal.
Em nota, a Air Europa informou que está fazendo o possível para atender seus clientes, mesmo sem uma base na região, priorizando a atenção aos afetados e desejando rápida recuperação. A companhia transportou os passageiros de ônibus para Recife, onde embarcaram em um novo avião enviado de Madrid, partindo para Montevidéu no início da madrugada.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte acionou o protocolo de atendimento a múltiplas vítimas após o pouso. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU RN) destacou 15 ambulâncias para recolher os feridos, com apoio do Samu Natal, Corpo de Bombeiros e do aeroporto. Inicialmente, 30 passageiros foram encaminhados ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, e outros foram atendidos nos hospitais Deoclécio Marques de Lucena, Dr. José Pedro Bezerra (Santa Catarina) e São Gonçalo do Amarante.
A Sesap articulou ações com consulados e representações dos países dos passageiros — Espanha, Uruguai, Israel, Alemanha e Bolívia —, além de coordenar esforços com a Air Europa para garantir o atendimento necessário a todos os envolvidos no incidente.