No dia 25 de maio (sábado), vem ao público o documentário Sábado é dia de Feira, dirigido por Laíne Paiva. A estreia ocorre no Centro de Cultura Porto de Ama. Com um pocket show do músico Zelitto Coringa, que assina a trilha original do documentário. O projeto narra a histórias de vida dos comerciantes do Mercado Público de Macau-RN. Retratando a luta cotidiana dessas pessoas e suas histórias inspiradoras, que nos conectam com a essência da vida e a diversidade cultural que habita aquele espaço da cidade.
Laíne, que além de dirigir fez o roteiro e produção do filme explica que já tinha realizado um projeto fotográfico com o mesmo nome, onde fotografava os feirantes macauenses, mas devido às normas sanitárias da Covid-19 o projeto acabou se transformando em uma exposição online, e que muitos destes comerciantes já idosos não tiveram acesso:
“Alguns destes feirantes, que conheço desde criança faleceram nestes últimos anos e quando tive a oportunidade de participar de uma chamada pública para realizar um projeto audiovisual não pensei duas vezes, para dar continuidade e desta vez facilitar a ida para estas pessoas ao teatro para se verem através do documentário. Acho que é uma forma de homenagear estas pessoas que, através dos seus próprios relatos, contam também a história de Macau.”
O projeto também terá sua estreia online no YouTube e pré-estreia nas escolas municipais Padre João Penha Filho e Edinor Avelino. Além disso, um bate-papo com os alunos dessas escolas para enfatizar a importância do mercado e das pessoas que fazem parte desta história.
O projeto Sábado é Dia de Feira foi viabilizado através do Edital n° 005/2023 PMM/SEMEC Edital de Apoio ao Audiovisual, através dos recursos federais da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Prefeitura de Macau.